Acesso a ambientes educativos on-line: substituindo a obrigação pelo interesse.doc

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Eugênio Paccelli Freire

Resumo

A mudança da visão afetiva por parte dos alunos sobre um projeto educativo em ambiente on-line, de atividade penosa para ação interessante e espontânea, é possível através do desenvolvimento da prática espontânea de acesso periódico. Neste artigo, oriundo da pesquisa de mestrado “construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line”, buscamos esclarecer o funcionamento dessa relação, bem como propor modos de desenvolvimento dessa prática. Para isso, utilizando como elemento norteador os referenciais de Célestin Freinet, analisamos o trabalho do site guanabara.info - iniciativa educativa na área de informática - de forma a embasar de modo prático a tese de que o desenvolvimento de uma prática de acesso periódico torna potencialmente mais rico um projeto educativo em ambiente on-line. Para tanto, foram ouvidos dez usuários do guanabara.info, através de entrevista semiaberta, de modo a articular esses dados com os referenciais elencados no direcionamento proposto.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Freire, E. (2012). Acesso a ambientes educativos on-line: substituindo a obrigação pelo interesse.doc. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 1(2), 23-34. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/150
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Eugênio Paccelli Freire, UFRN - Doutorando

Graduado em Comunicação Social – Jornalismo, Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.