DISCUTINDO VALORES NA ESCOLA – HOMOPARENTALIDADE E NOVOS CONCEITOS DE FAMÍLIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luiz Ricardo Mesquita de Freitas

Resumo

Os novos padrões familiares e o desejo de constituição familiar pelos homossexuais têm estabelecido possíveis gerações divergentes de parentesco do ponto de vista conceitual, onde a filiação é um passo importante em sua aceitação como uma unidade familiar. A visibilidade perante a sociedade dessas famílias reforça a eminente necessidade de revisão dos valores sociais. Essa reconstrução é facilmente estabelecida nas fases do desenvolvimento de jovens e crianças, sendo a escola a ferramenta de elaboração da cidadania bem como valores éticos e morais, coibindo problemas sociais tais como, o preconceito. Nesse parâmetro a pesquisa visa entender quais aspectos e valores são mais relevantes na criação da Família, ressaltando os níveis de aceitação dos divergentes formatos encontrados atualmente. Com base num questionário aplicado com turmas de ensino médio de escolas estaduais no município de Natal e posterior realização de grupo de debate, foi possível visualizar que 29% dos alunos com faixa etária de 15 anos (GI) definiram família com a união de pessoas com base em sentimentos como amor e carinho e responsabilidades uns para com os outros, assim com a família homoparental foi reconhecida como unidade valida por 27% dos alunos do GI e 28% do G II. Sendo assim podemos estabelecer que tanto o conceito de família como a atual predisposição a formação familiar tem sofrido alterações significativas, visto que o ideal de constituição familiar não está mais arraigado aos laços sanguíneos permitindo a aceitação embora ainda sutil de novas unidades familiares baseadas em valores morais e laços afetivos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Mesquita de Freitas, L. (2012). DISCUTINDO VALORES NA ESCOLA – HOMOPARENTALIDADE E NOVOS CONCEITOS DE FAMÍLIA. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 1(2), 101-108. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/154
Seção
Nós Iniciantes
Biografia do Autor

Luiz Ricardo Mesquita de Freitas, Universidade Potiguar - UnP

LUIZ RICARDO MESQUITA DE FREITAS, Graduado em Ciências Biológicas na modalidade Licenciatura pela Universidade Potiguar UnP/RN (2010) e Especialização em Docência no Ensino Superior pela mesma instituição (curso em andamento). Tem experiência no ensino de Ciências e Biologia em nível médio e fundamental bem como Primeiros Socorros em nivel superior. Atuando em pesquisas principalmente nos seguintes temas: Sexualidade, Homossexualidade, Gênero, Educação e Bullying assim como em Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros em Ambiente Escolar.