A Campanha de pé no chão também se aprende a ler: uma extraordinária experiência pedagógica e política

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Eduardo Antonio Gurgel Cavalcanti

Resumo

O artigo parte de um resgate histórico e político da Campanha de pé no chão também se aprende a ler, realizada na gestão do prefeito Djalma Maranhão (1960-1964), primeiro prefeito eleito de forma democrática na capital potiguar. Revela os esforços da campanha no sentido de aliar a educação escolar com a formação cultural e política de crianças, jovens e adultos. Destaca inclusive a formação de seus educadores e a orientação pedagógica estabelecida entre a secretaria municipal de educação e as escolas organizadas em bairros populares, com necessidades que ultrapassavam a própria formação escolar. Com o golpe militar de 1964 a campanha foi violentamente desfeita, ocorrendo  perseguições, prisões, exílio e morte de vários dos seus participantes. Na  segunda parte o artigo tece referências breves a outras páginas da história educacional, com destaque ao espaço ocupado em Natal pelo Instituto de Educação Presidente Kennedy, hoje Instituto de Educação Superior - IFESP.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Cavalcanti, E. (2012). A Campanha de pé no chão também se aprende a ler: uma extraordinária experiência pedagógica e política. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 1(2), 41-56. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/155
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Eduardo Antonio Gurgel Cavalcanti

Natal de Natal, RN. Licenciatura Plena em Filosofia pela UFRN. Especialização em Filosofia Contemporânea pela UFMG. Mestre e Doutor em Educação pela UFRN. Professor de Ensino Superior desde 1995 no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy no Curso de Pedagogia, Matemática e LÍngua Portuguesa, em Cursos de Especialização. Professor das Faculdaddes CDF e Maurício de Nassau desde 2005 nos Cursos de Pedagogia, Direito, Ciências Contábeis e Administração.