Transpondo limites : O Cinema na pesquisa-intervenção e o documentário enquanto estratégia de empoderamento em saúde mental.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rafael Albuquerque Figueiró
Clóvis Leite da Costa Neto
Rolan Carvalho Sousa

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar as possibilidades de pesquisa e intervenção a partir da utilização de recursos cinematográficos, mais especificamente da elaboração de documentários. A pesquisa foi desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Subjetividade e Movimentos Sociais, da Universidade Potiguar, por ocasião do Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de Maio), que em Natal foi palco da IV Conferência de Saúde Mental Intersetorial, contando com a participação de profissionais, acadêmicos, gestores, familiares e usuários da rede de saúde mental do Rio Grande do Norte. A partir da perspectiva teórico-metodológica da cartografia, a pesquisa-intervenção produziu um curta-metragem, na categoria documentário, problematizando o protagonismo e participação política dos usuários da rede de saúde mental, no processo de reforma psiquiátrica. Os resultados apontam que, diante da ausência de protagonismo do usuário no campo da reforma psiquiátrica brasileira, as possibilidades da intervenção cinematográfica nesse campo se apresentam enquanto um importante recurso de pesquisa-intervenção, ao trazer a tona discursos, cenas e modos de vida dos portadores de transtornos mentais, usuários da rede de saúde mental. . Ao realizar filmagens e edição de um documentário, tem-se a possibilidade de cartografar de cenas, nuances e linhas de força presentes no conflituoso cenário da reforma psiquiátrica, além de permitir o empoderamento dos usuários entrevistados, dando voz a um coletivo historicamente excluído. Ao utilizarmos a linguagem cinematográfica como ferramenta de pesquisa-intervenção, afirmamos possibilidade de produção de linhas de fuga, favorecendo o processo de produção de novas subjetividades.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Figueiró, R., da Costa Neto, C., & Sousa, R. (2012). Transpondo limites : O Cinema na pesquisa-intervenção e o documentário enquanto estratégia de empoderamento em saúde mental. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 1(2), 57-66. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/160
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Rafael Albuquerque Figueiró, Universidade Potiguar

Psicólogo, mestre em psicologia pela UFRN, coordenador do Grupo de Pesquisa Subjetividade e Movimentos Sociais, professor e pesquisador do curso de psicologia na UnP, atualmente pesquisando os temas: psicologia social, saúde mental e sistema prisional.

Clóvis Leite da Costa Neto, Universidade Potiguar

Psicólogo, escritor, estudante de cinema da UnP.

Rolan Carvalho Sousa, Universidade Potiguar

Estudante de psicologia da UnP.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##