O ATENEU: UM TERRITÓRIO MARCADO PELO BULLYING.

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Sumara Marta Gualberto Coringa
Elisete Aparecida Ferreira Gomes
Sullyan Aparecida da Silva Moreira

Resumo

A nossa pesquisa tem como objetivo principal a contribuição do texto literário O Ateneu para o debate, em sala de aula, sobre o fenômeno bullying. Esse romance narra a história da personagem Sérgio e sua entrada para o internato Ateneu, espaço escolar que reflete a sociedade e sua divisão de classes. Nessa convivência escolar, se estabelecem relações de poder que implicam práticas de bullying. O nosso objeto de estudo é o bullying na narrativa O Ateneu, de Raul Pompéia. Em relação à metodologia, nossa pesquisa é de cunho bibliográfico, sendo seu corpus a narrativa O Ateneu e a fundamentação teórica nos respaldou em duas prioridades de conhecimento: compreender o conceito de bullying e conhecer parte da crítica literária que investigou o jogo do poder e da opressão em O Ateneu. Desse modo, trabalhamos, respectivamente, com: Fante (2005); Silva (2010) e Teixeira (2011) para compreender o fenômeno Bullying e com Ivo (1976) e Moisés (1983) para conhecermos as análises já feitas sobre a relação entre homem e poder nesse romance do século XIX, contudo extraordinariamente atual. Entendemos que nossa pesquisa colabora para as reflexões acerca do fenômeno bullying, como também mostra que a literatura é um espaço em que tanto se amplia o conhecimento como favorece o processo de humanização.

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Como Citar
Coringa, S., Gomes, E., & Moreira, S. (2013). O ATENEU: UM TERRITÓRIO MARCADO PELO BULLYING. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 2(1), 47-54. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/284
Seção
Nós Iniciantes
Biografia do Autor

Elisete Aparecida Ferreira Gomes, Universidade Potiguaar.

Professora Mestre da Universidade Potiguar.