NAS ONDAS DO RÁDIO: apontamentos para a utilização das tecnologias midiáticas no ambiente educacional

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Juliana Ferreira Marques
Josenildo Soares Bezerra

Resumo

Com o advento das novas tecnologias da Comunicação e as mudanças de paradigmas que permeiam a sociedade atual, as instituições de ensino se vêem diante de um desafio: criar mecanismos que despertem no aluno o prazer em aprender e a satisfação do professor em ser mediador nesse processo. Neste sentido, o presente trabalho pretende discutir o potencial educativo das tecnologias midiáticas para complementar e aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, apontando o rádio como eixo central da proposta metodológica. Para tanto, desenvolveremos uma pesquisa de natureza aplicada, para fins explícitos de intervenção, ou seja, que possa nortear educadores para a utilização do rádio como ferramenta didático-pedagógica. O estudo obteve contribuições teóricas oriundas de pesquisadores como Soares e Schaun, que tratam de Educomunicação; Assman, que apresenta os conceitos de “Sociedade da Informação” e “Sociedade Aprendente”, entre outros, que articulam saberes relacionados à utilização das tecnologias da comunicação no ambiente escolar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Marques, J., & Bezerra, J. (2013). NAS ONDAS DO RÁDIO: apontamentos para a utilização das tecnologias midiáticas no ambiente educacional. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 2(1), 55-62. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/285
Seção
Nós Iniciantes
Biografia do Autor

Juliana Ferreira Marques, Universidade Potiguar

Graduada em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba, especializando em Assessoria de Comunicação pela UnP e Assessora de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba. Participante do projeto de Extensão “Nas Ondas do Rádio”, a mediação de conteúdos informacionais entre ensino médio e superior” – UEPB. [email protected]

Josenildo Soares Bezerra, Universidade Potiguar

Mestre em Ciências Sociais, UFRN (2006). Professor Substituto no Departamento de Comunicação Social da UFRN - DECOM no curso de Publicidade e Propaganda. Coordenador de Extensão e Internacionalidade das Escolas de Comunicação e Educação da Universidade Potiguar, professor dos cursos de Design Gráfico, Publicidade e Propaganda na Escola de Comunicação e Artes - ECA e Marketing de Vendas - UnP, Universidade Potiguar