HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO: TRAJETÓRIAS, EXPERÊNCIAS E RECONSTRUÇÕES DO SER NO SEU SABER-FAZER

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Emerson Augusto de Medeiros
Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro

Resumo

Este artigo discute a respeito das Histórias de Vida de pessoas que construíram seus saberes e fazeres profissionais ancorados na experiência, no sentir e no agir do dia a dia. O saber da experiência é um saber exclusivo dos indivíduos que tem sua trajetória fundamentada na prática. A pertinência científica e social deste trabalho está ancorada no sentido de percebermos que a educação atual caminha valorando os conhecimentos oriundos das ciências, pouco se dando crédito as construções dos saberes que brotam da labuta, do pensar vivido cotidianamente das pessoas comuns. Em uma entrevista semiestruturada e nas narrativas dos sujeitos pesquisados alicerçamos nosso estudo. Os autores que compõem este trabalho tais como: Josso (2010), Passegi (2008), Bosi (1994), Freire (1997) discutem aspectos qualitativos para compreensão e reflexão da pesquisa, bem como da pertinência das (auto) biografias como recurso para a formação. Percebemos nas histórias de vidas dos sujeitos que constroem seus saberes e fazeres galgando-se na experiência, nas raízes culturais, que suas ações e práticas são recheadas de sentidos. Vender, conquistar o cliente, fazer contas, divulgar mercadorias, trocar instrumentos são algumas atividades e comportamentos que reforçam a identidade desses sujeitos. Afirmamos que a experiência é fator decisivo no sucesso de qualquer profissão. A alteridade encontrada em ambos os atores do estudo é um ponto impar no equilíbrio de suas práticas e ações. Participativos na vida, integrados no trabalho, os sujeitos da pesquisa, validam o saber experiencial como teia que conduz suas vidas, e os torna sujeitos de destino.

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Como Citar
Medeiros, E., & Aguiar Lopes Leandro, A. (2013). HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO: TRAJETÓRIAS, EXPERÊNCIAS E RECONSTRUÇÕES DO SER NO SEU SABER-FAZER. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 2(2), 51-62. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/397
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Mestrado em Educação - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aluno do Mestrado em Educação, na linha de Pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, Membro do Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento e Integrante do Laboratório de Leitura sobre Paulo Freire - LEFREIRE - UERN. Graduação em Pedagogia - UERN, especialização em Educação (Formação de Professores) - UERN. Bolsista CAPES.

Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Sociologia. Coordenadora, Professora e Orientadora do/no Mestrado em Educação/POSEDUC/UERN. Professora da Faculdade Educação/UERN. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva/UERN, Membro do Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento. Graduada em História/UFPE, Mestrado em Sociologia/UFPB.