A Educação Superior contemporânea: entre o humanismo e o mercado

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Pâmela Alves

Resumo

Este artigo visa desvelar a importância de se questionar, no mundo atual, o desafiador cenário globalizado e o quanto este panorama causa impacto, direto e indireto, na reavaliação de diretrizes de desenvolvimento para o futuro em todos os níveis sociais, em especial o que tange à Educação Superior. Sendo a Formação Inicial compromissada com a transmissão da cultura, bem como com o escopo da profissionalização dos indivíduos à luz dos valores humanizantes; cabe questionar, dentro do então capitalismo vigente, quais são as prioridades da educação no atual momento: se é a formação que visa o aprofundamento dos valores humanísticos, caracterizando-se como o ponto de partida para a construção da autonomia, do pensamento crítico e analítico dos indivíduos sobre o mundo, desenvolvendo, assim, a inquietude do ser social; ou a formação voltada para satisfazer às necessidades do mercado, criando meros sistematizadores de saberes, dando ênfase a um conhecimento puramente técnico e acrítico. Em suma, faz-se necessário refletir acerca da dualidade da Educação Superior contemporânea, e o que esta precisa priorizar: Educação profissional voltada às necessidades sociais ou educação profissional voltada tão somente para a manutenção do mercado; a fim de desempenhar o papel a que lhe é originalmente atribuído socialmente: formar cidadãos capacitados não somente ao desempenho profissional, mas para a vida em sociedade, em sentido lato sensu.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Alves, P. (2013). A Educação Superior contemporânea: entre o humanismo e o mercado. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 2(2), 23-29. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/419
Seção
Nós Iniciantes
Biografia do Autor

Pâmela Alves, Universidade Potiguar

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Atuou como aluna de Iniciação Científica, com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq (2004 - 2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação na Formação Inicial. Esteve vinculada às atividades de pesquisa desenvolvidas pelo grupo Imaginário, Políticas e Educação, participando ativamente de estudos sistematizados sobre a Metodologia da Pesquisa em Educação, bem como a projetos de pesquisa, ligados à Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente (Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) / Departamento de Educação (DEPED) - UFRN. Atualmente, estudante de Direito da Universidade Potiguar (2011).