CLIO E DIONÍSIO EM COMUNHÃO COM SARASWATI: A RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE HISTÓRIA E TEATRO NO ENSINO BÁSICO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ildisnei Medeiros da Silva
Mariano Azevedo Júnior

Resumo

O Teatro na Antiguidade foi amplamente utilizado pelos gregos com um cunho pedagógico, para educar através das representações teatrais, tudo pelo bem da pólis. A partir dessa ideia esta pesquisa utilizou o mesmo princípio em sala de aula, no ensino de História, de modo a perceber como se dava esse processo e como seria aceito pelos alunos, na atualidade, o uso do teatro em sala, numa disciplina conhecida por ser teórica. Ao fazer uso dessa metodologia no campo de estágio percebeu-se que essa ferramenta pedagógica, pouco utilizada, faz os alunos refletirem numa perspectiva mais enfática sobre as sociedades, suas espacialidades e temporalidades, podendo ser comparada a catarse sofrida pelos gregos ao assistirem como púbico ativo às peças teatrais na Antiguidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
da Silva, I., & Azevedo Júnior, M. (2013). CLIO E DIONÍSIO EM COMUNHÃO COM SARASWATI: A RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE HISTÓRIA E TEATRO NO ENSINO BÁSICO. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 2(2), 63-78. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/421
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Ildisnei Medeiros da Silva, Pós-graduando em Docência no Ensino Superior (Universidade Potiguar), Graduado em História (Universidade Potiguar), Graduando da Licenciatura em Teatro (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), e bolsista financiado pela CAPES do PIBID-Teatro/UFRN.

Pós-graduando em Docência no Ensino Superior (Universidade Potiguar), Graduado em História (Universidade Potiguar), Graduando da Licenciatura em Teatro (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), e bolsista financiado pela CAPES do PIBID-Teatro/UFRN.

Mariano Azevedo Júnior, Universidade Potiguar

Mestre em História. Professor e coordenador do Curso de História da Universidade Potiguar.