Mulher e imprensa: as práticas jornalísticas de Maria do Céu Pereira Fernandes (década de 1930)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Isabel Cristine Machado de Carvalho

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a contribuição de Maria do Céu Pereira Fernandes na imprensa norte-rio-grandense, na década de 1930. Contribuição essa identificada por meio dos seus escritos no jornal O Galvanópolis. Justificamos a escolha da década de 1930 porque é nesse período que encontramos vestígios de sua atuação. Utilizamos como fonte os registros históricos encontrados nos livros e jornais da época, dentre os quais, destacamos a coleção completa de O Galvanópolis. Na condição de diretora do jornal, ela percebe a movimentação na cidade, escreve sobre assuntos que estão na ordem do dia e promove a educação e a formação de opinião de seus leitores. Através de suas práticas de escrita é possível mostrar à contemporaneidade as marcas de uma época, além de trazer à tona a participação feminina na história da imprensa brasileira.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Machado de Carvalho, I. (2013). Mulher e imprensa: as práticas jornalísticas de Maria do Céu Pereira Fernandes (década de 1930). QUIPUS - ISSN 2237-8987, 2(2), 123-136. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/491
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Isabel Cristine Machado de Carvalho, Universidade Potiguar

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Jornalista graduada pela UFRN. Docente dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Potiguar (UnP), desde 2003. Autora do livro, Sutilezas femininas de Palmyra Wanderley, publicado em 2012.