A CONCEPÇÃO DE LEITURA COMO ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Pedro AntonioGomes Melo
Bartolomeu Melo Brito

Resumo

Este texto tem como finalidade realizar uma reflexão sobre a prática pedagógica de leitura e a construção de sentidos na formação de um sujeito-leitor no ensino de Língua Portuguesa, como língua materna, na educação básica. Insere-se em um estudo discursivo norteado pela ação educativo–crítica, própria da prática educativa transformadora numa interlocução com a Análise do Discurso de linha francesa, no intuito de realizarmos um gesto de interpretação que nos possibilite percebermos que não desvelamos os sentidos subjacentes às leituras e compreensão de textos realizadas em sala de aula como também não compreendemos em quais direções apontam os discursos materializados nos textos estudados na escola de educação básica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Melo, P., & Brito, B. (2014). A CONCEPÇÃO DE LEITURA COMO ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 3(1), 11-20. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/504
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Pedro AntonioGomes Melo, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Graduado em Letras: português/Inglês, especialista em língua portuguesa e mestre em Letras pela UFAL, Atualmente, é professor assistente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Bartolomeu Melo Brito, Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED)

GRADUADO EM LETRAS, ESPECIALISTA EM LÍNGUA PORTUGUESA E MESTRE EM EDUCAÇÃO PELA UFAL. ATUALMENTE, É PROFESSOR EFETIVO NA SEMED.