FORMAÇÃO DOCENTE: traçando modelos que subjazem à prática

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rosalba Lopes de Oliveira

Resumo

Resumo: Este artigo busca delinear aspectos relevantes de três modelos que orientam as propostas de cursos de formação docente para a Educação Básica. O estudo é parte integrante da tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que trata da formação de profissionais para atuar na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Expomos alguns elementos que compõem os modelos em estudo: o paradigma da racionalidade técnica; o paradigma das competências e o paradigma do professor prático-reflexivo, tomando como referência teórica as ideias de Silva (2007), Soares (2006), Maldaner (2007), Nóvoa (1995), Schön (2000), Zeichner (1993), Perrenoud (2002), Tardif (2003), entre outros. Como resultado deste estudo, foi elaborado um esquema contendo as principais características dos modelos expostos, que contribuíram na construção do Perfil do Professor que atuam na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Ressalta-se também, que o modelo de formação norteador deste trabalho será aquele baseado nas ideias do paradigma do professor prático-reflexivo, associado à compreensão do significado de competência como o que compete ao professor no desenvolvimento de suas ações profissionais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Oliveira, R. (2011). FORMAÇÃO DOCENTE: traçando modelos que subjazem à prática. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 1(1), 13-24. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/53
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Rosalba Lopes de Oliveira, Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP

Doutora em Educação pela UFRN. Professora Formadora do Instituto Kennedy da área de Matemática e Formação de Professores. Coordenadora do Núcelo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação (NEPE) - IFESP. Coordenadora do Curso de Especialização em Ed. Matemática para O Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio.