Reinvenção de códigos sociais e da espacialidade pela via da cibercultura

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Maria Stella Galvão Santos

Resumo

A produção contínua de conteúdos e a promoção de interações comunicacionais em meios digitais constituem mudanças radicais e irreversíveis na condição do sujeito, na relação dos indivíduos com o entorno, no modo como se vislumbra e compreende o mundo, ou seja, de relacionar-se por meio da cultura absorvida e incorporada. Um golpe desferido na crença tradicional de objetividade do universo e da realidade. As tecnologias da comunicação, ao reformularem as bases informacionais da cultura contemporânea, instalaram a via da cibercultura de forma irreversível. Nesta espécie de nirvana virtual, vislumbrado no espaço proporcionado pelas redes sociais, este sujeito/consumidor/propositor contesta ou sinaliza publicamente descontentamentos, frustrações e opiniões valendo-se dos fluxos multidirecionais de interatividade e comunicação. Neste artigo, abordamos, portanto, as relações entre a cibercultura e o pensamento contemporâneo através dos caminhos e indícios das interações que se esboçam continuamente no espaço atemporal da Internet.

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Como Citar
Santos, M. S. (2011). Reinvenção de códigos sociais e da espacialidade pela via da cibercultura. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 1(1), 63-72. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/55
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Maria Stella Galvão Santos, Universidade Potiguar - UnP

Jornalista, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais (ECA-USP), mestre em História da Ciência (PUC-SP), professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Cinema da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Potiguar.