AQUISIÇÃO DOS LETRAMENTOS NECESSÁRIOS À CULTURA DA CONVERGÊNCIA: A NARRATIVA TRANSMÍDIA NA ESCOLA

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Patricia Gallo
Maria das Graças Pinto Coelho

Resumo

O artigo posiciona a cultura da convergência (JENKINS, 2010) que surge da relação entre três conceitos presentes na sociedade em rede (CASTELLS, 1999): a convergência dos meios de comunicação, a cultura participativa (BENKLER, 2007) e a inteligência coletiva (LÉVY, 1998), como pano de fundo reflexivo. No entanto, não é possível pensarmos em uma cultura da convergência, sem antes tratarmos dos letramentos necessários para participarmos de um novo processo de produção, distribuição e consumo de informação em multiplataformas de mídia. Assim, investiga a aquisição de um letramento midiático mais amplo, a partir de atividades iniciadas na escola. Para isso, propõe a narrativa transmídia - uma estratégia que integra múltiplos signos, linguagens e pensamentos através das mídias, tendo como propósito conquistar o público para gerar participação coletiva e interação com o conteúdo – como uma prática educativa adequada para a aquisição dos letramentos necessários à cultura da convergência, principalmente, por envolver, na cocriação e mixagem do conteúdo, variados processos cognitivos.

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Como Citar
Gallo, P., & Coelho, M. das G. P. (2011). AQUISIÇÃO DOS LETRAMENTOS NECESSÁRIOS À CULTURA DA CONVERGÊNCIA: A NARRATIVA TRANSMÍDIA NA ESCOLA. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 1(1), 51-62. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/59
Seção
Arremate