REPENSANDO O CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO DE TEATRO: ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ildisnei Medeiros da Silva

Resumo

O laboratório de pesquisa do professor é a sala de aula. Pensando assim decidimos tornar nossa prática do PIBID-Teatro/UFRN junto à Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro, Natal-RN, em nosso objeto de pesquisa. Problematizando o Ensino de Teatro que está posto, que muitas vezes considera apenas um eixo norteador do fazer teatral – a atuação –, e como ele se efetiva na relação com os sujeitos dentro de sala de aula, decidimos iniciar a elaboração de um planejamento curricular de Teatro para às séries do Ensino Fundamental I. Através da pesquisa de aporte teórico para efetivar essa prática e da caracterização do ambiente escolar percebemos o quão necessário se faz pensar, principalmente, em três eixos: Estudo da Realidade, Práticas Pedagógicas e Formação Cidadã. Por Estudo da Realidade acreditamos ser o momento em que percebemos descontinuidades e permanências na escola. Reconhecemos a realidade social dos sujeitos que compõem a escola. Quanto às práticas pedagógicas tornou-se claro que devem estar diretamente relacionadas aos objetivos (cognitivos e culturais) a serem alcançados e com a realidade dos alunos. Partindo da premissa de que todas as áreas que compõem o fazer teatral (História do Teatro, Atuação, Encenação, Dramaturgia, Tecnologias da Cena) devem ser problematizadas ao longo dos 5 anos deste nível escolar - usando procedimentos metodológicos que atendam às demandas – faz-se necessário articular todos os saberes para contribuir no processo de formação de um sujeito. Este deve ser capaz de pensar e modificar a realidade em que vive, culminando numa formação cidadã.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
da Silva, I. (2014). REPENSANDO O CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO DE TEATRO: ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 3(2), 11-22. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/616
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Ildisnei Medeiros da Silva, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN, Pós-graduando em Docência no Ensino Superior (Universidade Potiguar), Graduado em História (Universidade Potiguar), Graduando da Licenciatura em Teatro (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), e bolsista financiado pela CAPES do PIBID-Teatro/UFRN.

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRN, Pós-graduando em Docência no Ensino Superior (Universidade Potiguar), Graduado em História (Universidade Potiguar), Graduando da Licenciatura em Teatro (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), e bolsista financiado pela CAPES do PIBID-Teatro/UFRN.