DO RISO AO FÚNEBRE: A PUBLICIDADE DOS PLANOS FUNERÁRIOS DO CEMITÉRIO MORADA DA PAZ

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Iranilton Marcolino Pereira
Josenildo Soares Bezerra

Resumo

Tomando como objeto de estudo peças publicitárias do Cemitério Morada da Paz, este artigo traz à tona reflexões sobre a abordagem da morte na propaganda destinada a vender planos funerários do Grupo Vila. O texto aborda o conflito entre o caráter sedutor da publicidade e as características do mercado fúnebre, que lida com um tema tabu nas sociedades ocidentais, a morte. À luz das ideias de Bauman, Lipovetsky, Kóvacs, entre outros, o artigo procura relacionar as sensações despertadas pela publicidade nos consumidores, motores do mundo capitalista, com a evolução dos costumes e convenções no que diz respeito à morte, principalmente na sociedade ocidental.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Pereira, I., & Bezerra, J. (2014). DO RISO AO FÚNEBRE: A PUBLICIDADE DOS PLANOS FUNERÁRIOS DO CEMITÉRIO MORADA DA PAZ. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 3(1), 69-81. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/618
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Iranilton Marcolino Pereira, Universidade Potiguar

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-graduado, no nível de Especialização, em Planejamento Estratégico em Comunicação, pela Universidade Potiguar.

Josenildo Soares Bezerra, Universidade Potiguar

Possui graduação em publicidade e propaganda pela Universidade Potiguar (1999) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é professor titular da Universidade Potiguar, professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura. escrita e dificuldades, jogo. educação. aprendizagem, alfabetização. leitura. qualidade no ensino, inclusão. crítica. processos educacionais e sexualidade. gênero. educação.