Encontros e desencontros na paisagem cenográfica de Tóquio

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mari Sugai

Resumo

Este artigo propõem analisar a obra audiovisual Encontros e desencontros, película da cineasta norte-americana Sofia Coppola, filmada integralmente no Japão (nas cidades de Tóquio e Quioto), e lançada comercialmente no ano de 2003; e relacionar a representação ficcional da cidade por uma diretora estrangeira, as imagens dos espaços urbanos de Tóquio mostrados visualmente através de sua narrativa. As imagens da capital japonesa criadas pela realizadora vagueiam através do contraste entre o moderno e o tradicional oferecidos pela cultura japonesa, além de apresentar situações e locais de cartão-postal visitados por turistas, e outros frequentados por nativos. E, ao contrário de outras obras cinematográficas, as sequências de fotogramas do filme em questão, que mostram as ruas, avenidas, construções arquitetônicas e espaços internos, e acabam exercendo papel ativo na narrativa fílmica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Sugai, M. (2014). Encontros e desencontros na paisagem cenográfica de Tóquio. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 3(1), 37-50. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/638
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Mari Sugai, UnP (Universidade Potiguar)

Docente da UnP (Universidade Potiguar - Natal/ RN) - Escola de Comunicação e Artes. Produtora Audiovisual.Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Cinema pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado - SP); Mestre pela Universidade de São Paulo (USP), FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), dpto. de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Doutoranda da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Programa de Pós Graduação em Letras - Literatura e Cultura