Literatura e Província: o universo literário da cidade do Natal (1861-1889)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maiara Juliana Gonçalves Silva

Resumo

A história da literatura e do movimento literário na cidade do Natal encontra-se ligada ao período republicano (1889-1930). A construção da República na capital do Rio Grande do Norte é apontada, por grande parte da historiografia do estado, como época de florescimento literário. No entanto, os primeiros movimentos que refletiram um movimento literário em Natal, foram identificados no período imperial no ano de 1861 com a aparição do primeiro jornal literário: O Recreio. A criação do jornal O Recreio influenciou a aparição de outros periódicos voltados para a veiculação da literatura na cidade. Além do surgimento de jornais e de revistas, os anos de 1861 a 1889 em Natal abrigaram a realização de saraus, serenatas e a fundações de grêmios literários, funcionando como espaços que aglutinavam os intelectuais potiguares reunidos com a finalidade de produzir literatura. Portanto, o presente artigo objetiva discutir a irrupção e o desenvolvimento do movimento literário na cidade do Natal durante o século XIX (1861-1889).

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silva, M. J. (2014). Literatura e Província: o universo literário da cidade do Natal (1861-1889). QUIPUS - ISSN 2237-8987, 3(1), 99-116. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/669
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Maiara Juliana Gonçalves Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formada em História péla Universidade Federal do Rio Grande do Norte e aluna do Programa de Pós-graduação em História na mesma instituição.