O FIO DA MEMÓRIA: AS PAISAGENS DO BRASIL HOLANDÊS

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Francisco Isaac Dantas de Oliveira

Resumo

O objetivo deste texto é estudar a constituição do olhar holandês a partir da visualização da paisagem colonial nas telas dos pintores Frans Post e Albert Eckhout. Um dos temas escolhidos para este trabalho foi o estudo do conceito de memória por meio das imagens do Brasil holandês, sabe-se que os artistas envolvidos no projeto colonial neerlandês buscaram entender este “mundo” pelos conceitos naturais e humanos representados nas pinturas destes. Eles foram os primeiros pintores a retratarem as paisagens americanas com sua gente. Para compreender tal visão é de suma importância estudar as imagens imaginárias que foram erigidas por Post e Eckhout. Vamos utilizar primordialmente como fonte (visual) de pesquisa duas telas: O carro de bois de 1638 e Mameluca de 1643, todas as imagens foram produzidas quando Frans Post e Albert Eckhout estiveram na América holandesa integrando a comitiva do governador João Maurício de Nassau. Buscaremos trabalhar com uma metodologia que privilegie a leitura de fontes primárias visuais para assim compreendermos a paisagem colonial.

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Como Citar
Oliveira, F. (2014). O FIO DA MEMÓRIA: AS PAISAGENS DO BRASIL HOLANDÊS. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 3(2), 23-42. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/693
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Francisco Isaac Dantas de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em História pela UnP, Mestre em História e Espaços pela UFRN, atualmente pós-graduando em Literatura e Ensino IFRN.