A fonoaudióloga da Te-Arte: experimentação vivencial pela brincadeira

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elni Elisa Willms

Resumo

O texto, fragmento da pesquisa de doutorado realizada na FE-USP, trata de entrevista estruturada realizada com a fonoaudióloga Eliane Becker, da Te-Arte, escola localizada no Butantã, em São Paulo. A sustentação teórica se faz com a fenomenologia de Gaston Bachelard, Maurice Merleau-Ponty e Marcos Ferreira-Santos, entre outros. Exploro, inicialmente, o que é a entrevista numa atitude etnográfica; em seguida apresento o trabalho da fono com as crianças: com experimentação vivencial lúdica, ou seja, brincando. Concluo que o trabalho educativo e preventivo da fonoaudióloga, em articulação com as demais atividades da escola, contribui para o desenvolvimento harmonioso da criança, de maneira criativa e orgânica, aproveitando elementos da natureza presentes na escola.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Willms, E. (2014). A fonoaudióloga da Te-Arte: experimentação vivencial pela brincadeira. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 3(2), 43-63. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/701
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Elni Elisa Willms, UFMT - Centro Universitário de Rondonópolis

Doutora em Educação pela FE-USP, atua na disciplina de Antropologia e Educação no curso de graduação em Pedagogia do ICHS/CUR/UFMT. Membro dos Grupos de Pesquisa "Estigma e Diferenças na Educação"/UFMT e "GEIFEC - Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura" Vinculado à FEUSP.