O USO DAS REDES SOCIAIS NA PRÁTICA DO JORNALISMO COLABORATIVO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Emília Tavares Varela Cavalcanti
Manoel Pereira Rocha Neto

Resumo

As redes sociais já fazem parte da vida dos jornalistas, tanto para pesquisar assuntos, como para publicar fatos. Se antes chegou de forma tímida, essa prática, hoje, faz parte da rotina da maioria dos profissionais que, atraídos pelas mudanças que a Internet trouxe para a profissão, procuram se adaptar e evoluir junto com ela. Saber conversar com a audiência e conseguir que ela colabore com a produção é um desafio diário dentro dos veículos de mídia. O presente artigo tem como objetivo principal estudar a contribuição das redes sociais para o jornalismo colaborativo e como pode afetar na rotina jornalística das redações. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o assunto, indo desde a origem da prática do jornalismo, passando pelo nascimento da Internet, do jornalismo online e como as redes sociais mudaram a forma das pessoas se comunicarem.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Cavalcanti, M. E., & Rocha Neto, M. (2014). O USO DAS REDES SOCIAIS NA PRÁTICA DO JORNALISMO COLABORATIVO. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 3(2), 65-78. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/703
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Maria Emília Tavares Varela Cavalcanti

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Especialista em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital pela Universidade Potiguar.

Manoel Pereira Rocha Neto, Universidade Potiguar

Docente da Universidade Potiguar. Dr. em Educação pela UFRN.