UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONTEMPORANEIDADE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lívia Ferreira Dias
Cristiane Rojas Cespedes

Resumo

No intuito de refletir sobre a educação atual, considerando o papel do educador em busca da construção de uma sociedade baseada na democracia, cidadania e justiça social é que este trabalho é constituído e são realizadas algumas considerações com base em teóricos que abordam essa temática. Desse modo, o presente texto tem o objetivo apresentar discussões realizadas por alguns teóricos, evidenciando a importância de realizar um breve histórico a respeito da educação escolar, no que se refere ao surgimento da pedagogia como ciência da educação. Tais discussões acerca dos problemas e possibilidades encontrados na escola contemporânea estão centrados em dois autores que nos chamam a atenção e que tratam desse assunto com focos diferentes, porém, que se complementam: Maria Amélia do Rosário Santoro Franco e Bernard Charlot. Nossa metodologia se fundamenta nos conceitos de pedagogia, escola e educação na atualidade para dialogar bibliograficamente com pedagogos que discutem educação, pedagogia e infância e para levantar questionamentos que consideramos relevantes. Não nos preocupa aqui oferecer soluções para os problemas levantados por este artigo. Nosso objetivo maior é apresentar questões que suscitem o surgimento de mais questões. Mais que de respostas, é a partir das perguntas que as reflexões começam a surgir. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Dias, L., & Cespedes, C. (2014). UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONTEMPORANEIDADE. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 3(2), 95-103. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/707
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Lívia Ferreira Dias, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em História pela Universidade Federal de Mato GrossoMestranda do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Rondonópolis

Cristiane Rojas Cespedes, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do SulMestranda do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Rondonópolis