Contextualização na Matemática: percursos e percalços

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Carlos Eduardo Muller

Resumo

O presente trabalho busca verificar as reais possibilidades da Contextualização no ensino de Matemática, partindo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e inserindo-se na vida escolar por meio das convicções dos educadores e livros didáticos. Os PCN marcaram o posicionamento do Ministério da Educação contrário à metodologia do ensino tradicional, que no ensino de Matemática representou a vitória das correntes pedagógicas constituídas sobre as críticas ao ensino da Matemática Moderna. O termo utilizado para unificar as diferentes correntes foi a Contextualização. Assim, o ensino contextualizado seria baseado no cotidiano e nos conhecimentos prévios dos estudantes e por meio da resolução de problemas abordaria os temas transversais, a história ou aplicações da Matemática. Mas, entrevistando professores da rede particular de ensino de Maceió e analisando os livros didáticos utilizados por estes observa-se que dificilmente este recurso preconizado pelos documentos oficiais conseguirá ser implantado.

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Como Citar
Muller, C. (2014). Contextualização na Matemática: percursos e percalços. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 3(2), 105-116. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/711
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Carlos Eduardo Muller, Universidade Federal de Alagoas

Professor de Ciências e MatemáticaCurso de PedagogiaCampus Sertão