ENSINO DE TEATRO E DIÁLOGO FREIREANO: CAMINHOS PARA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ildisnei Medeiros da Silva

Resumo

A finalidade última deste trabalho é apresentar uma alternativa para o Ensino de Teatro baseada na compreensão do que para Paulo Freire seria o diálogo, ou seja, um ensino de Teatro baseado numa perspectiva de Educação Dialógica. A proposta deste artigo é apresentar: primeiramente um delineamento do quadro educacional em termos gerais e também específico das práticas teatrais em sala de aula a partir das vivências e observações do autor, de maneira a construir a problemática de repensar esse ensino, e posteriormente, a Educação Dialógica enquanto proposta para o ensino, tendo por base o pensamento freireano e os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM) da UFRN, e apresentar aportes teóricos que corroborem com essa perspectiva de trabalho, de modo a mostrar caminhos, possibilidades, para este ensino dialógico. Sendo uma parcela da pesquisa do projeto de dissertação do autor no PPGArC/UFRN, a pesquisa ainda não traz uma experiência prática relatada, que será baseada nesse aporte teórico. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
da Silva, I. (2015). ENSINO DE TEATRO E DIÁLOGO FREIREANO: CAMINHOS PARA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 4(1), 11-21. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/816
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Ildisnei Medeiros da Silva, Mestrando em Artes Cênicas (PPGARC-UFRN). Pós-graduando em Docência no Ensino Superior (Universidade Potiguar), Graduado em História (Universidade Potiguar), Graduando da Licenciatura em Teatro (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), e bolsista financiado pela CAPES do PIBID-Teatro/UFRN.

Mestrando em Artes Cênicas (PPGARC-UFRN). Pós-graduando em Docência no Ensino Superior (Universidade Potiguar), Graduado em História (Universidade Potiguar), Graduando da Licenciatura em Teatro (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), e bolsista financiado pela CAPES do PIBID-Teatro/UFRN.