MÍDIA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE: A PRODUÇÃO DO “MENOR INFRATOR” NA MÍDIA BRASILEIRA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rafael Albuquerque Figueiró
Tatiana Minchoni
Martha Emanuela Soares da Silva Figueiró

Resumo

A temática dos adolescentes em conflito com a lei vem sendo debatida sistematicamente nos dias de hoje. Dentre os diversos atores que participam desse debate, a mídia se coloca como importante ator desse processo, produzindo discursos específicos sobre esse fenômeno, colaborando com a construção de um determinado modo de compreender esse e outros fenômenos. A partir desses questionamentos, realizamos uma pesquisa cujo objetivo foi mapear os processos de subjetivação presentes nas reportagens sobre adolescentes em conflito com a lei, veiculadas por programas policiais de diferentes estados do Brasil. Foram analisadas reportagens sobre adolescentes que cometeram algum ato infracional, disponíveis na internet. Além disso, foram analisados os comentários postados pelos internautas em cada vídeo. Os resultados apontam para a violação dos direitos desses adolescentes na e pela mídia; a individualização/naturalização da questão da criminalidade, minimizando o contexto sócio-histórico e o papel das políticas públicas nesse processo; e a produção de subjetividades punitivas/castigadoras, na medida em que as reportagens direcionam aos telespectadores discursos que reforçam tais práticas. Assim, defende-se a importância de se repensar o papel e o modo de atuação da mídia na contemporaneidade, no sentido de reafirmar e fortalecer a luta pelos direitos humanos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Figueiró, R., Minchoni, T., & Figueiró, M. E. (2015). MÍDIA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE: A PRODUÇÃO DO “MENOR INFRATOR” NA MÍDIA BRASILEIRA. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 4(1), 32-42. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/841
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Rafael Albuquerque Figueiró, Universidade Potiguar

Psicólogo, mestre em psicologia pela UFRN, coordenador do Grupo de Pesquisa Subjetividade e Movimentos Sociais, professor e pesquisador do curso de psicologia na UnP, atualmente pesquisando os temas: psicologia social, saúd emental e sistema prisional.