O PROCESSO COGNITIVO DE CONSTRUÇÃO DAS METÁFORAS CONCEPTUAIS: RESSIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ilana Souto Medeiros
Ricardo Yamashita Santos

Resumo

Pretendemos investigar, nesta pesquisa, os processos cognitivos que subjazem a linguagem. Situada no campo da Linguística Cognitiva, tem por objetivo analisar o processo de construção da metáfora conceptual e sua implicação no que se refere à aprendizagem. A partir dessa perspectiva, propomos um breve apanhado histórico que permitirá evidenciar as primeiras definições sobre a metáfora – iniciadas no século IV a.C. por Aristóteles, perpassando pelo conceito de metáfora conceptual, desenvolvido no século XX por George Lakoff e Mark Johnson.  Desejamos, ao final, incitar reflexões e debates acerca desta temática, bem como posteriores discussões em torno do tradicionalismo existente no ensino da língua.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Medeiros, I., & Santos, R. (2015). O PROCESSO COGNITIVO DE CONSTRUÇÃO DAS METÁFORAS CONCEPTUAIS: RESSIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM. QUIPUS - ISSN 2237-8987, 4(1), 23-31. Recuperado de https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/916
Seção
Arremate
Biografia do Autor

Ilana Souto Medeiros, Universidade Potiguar

Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional (Universidade Anhanguera)Graduada em Letras Língua Francesa e Literaturas (UFRN)Graduanda em Pedagogia (UnP)

Ricardo Yamashita Santos, Universidade Potiguar

Coordenador e Professor dos cursos de Letras da Universidade Potiguar (UnP) da Escola de EducaçãoGraduado em Letras Língua Portuguesa e Literaturas (UFRN)Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UFRN)Doutor em Linguística pela mesma instituição supracitada.