QUIPUS - ISSN 2237-8987 https://repositorio.unp.br/index.php/quipus <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; line-height: 150%;">A <strong>QUIPUS</strong> é um periódico científico semestral de circulação aberta e gratuita. Tem como objetivo propagar o conhecimento científico e artístico na academia e na sociedade, por meio de textos científicos e produções iconográficas e audiovisuais inéditas, nas linhas de pesquisa:</p> <p><strong>- Processos de ensino e aprendizagem na educação básica;</strong></p> <p><strong>- Educação, formação e direitos humanos;&nbsp;</strong></p> <p><strong>- Comunicação, Ideologia e Processos Históricos;</strong></p> <p><strong>- Comunicação e Processos de Significação e </strong><strong>Complexidade Cultural, Linguagem e Processo de Comunicação.</strong></p> <p><span style="text-decoration: underline;">A revista adota o processo de submissão de textos em fluxo contínuo.</span></p> pt-BR <p>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a&nbsp;<a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Licença Creative Commons Attribution</a> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na&nbsp;Revista Quipus.</p> <p>Não haverá pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração em espécie pela publicação de trabalhos na Revista. O(s) autor(es) cede(m) total, definitiva, exclusiva, irretratável e irrevogavelmente os direitos patrimoniais do texto/obra aceito para publicação na Revista RaUnP à APEC – Sociedade Potiguar de Educação e Cultura Ltda., inscrita no CNPJ/MF sob o nº 08.480.071/0001-40, com sede social na Avenida Floriano Peixoto, 295, Petrópolis, CEP 59.072-520, Natal/RN, mantenedora da Universidade Potiguar – UnP, assim como à Rede Internacional de Universidades Laureate Ltda., e respectivas afiliadas, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 07.728.655/0001-20, com sede na cidade de São Paulo/SP, na Rua Bela Cintra, 1.200,0 Conjuntos 51,52, 53 e 54, 5ª andar, Consolação, CEP 01415-001, conferindo-lhes o direito de reprodução, a partir da referida Revista, e em quaisquer de suas edições, no Repositório Científico da Universidade Potiguar - UnP ou em quaisquer outras plataformas, base de dados e/ou meios de divulgação/disseminação do conteúdo, existentes ou que venham a ser inventados, nacionais ou estrangeiros, a título gratuito ou oneroso, nos quais venha a Revista a ser disponibilizada, cabendo-lhes, para tanto, as faculdades de edição, adaptação, revisão, publicação, transmissão ou retransmissão, comunicação ao público e distribuição, impressa e ou digitalmente, e licença ou relicenciamento, podendo, ainda, ceder e ou substabelecer, com ou sem reservas, e a que título for, os direitos ora cedidos, sem prejuízos de eventuais outras outorgas.</p> <p>Ao submeterem seus textos, o (s) autor (es) concede (m) a todos os usuários do Repositório Científico da Universidade Potiguar o acesso livre a sua obra.</p> <p>&nbsp;</p> [email protected] (Ana Tázia Patrício de Melo) [email protected] (Editora Universidade Potiguar) Qui, 22 Set 2016 16:23:51 -0300 OJS 3.1.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Diretoria, Créditos e Ficha Catalográfica https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1580 Editora UnP ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1580 Qui, 22 Set 2016 16:23:50 -0300 Editorial e Consultivo https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1581 Editora UnP ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1581 Qui, 22 Set 2016 16:23:50 -0300 Nesta edição da Revista Quipus, periódico das Escolas de Comunicação e Artes e Escola de Educação da Universidade Potiguar, renovamos o olhar para os novos tipos de interações entre as comunidades locais e globais... https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1582 Ana Tázia Patrício de Melo Cardoso ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1582 Qui, 22 Set 2016 16:23:50 -0300 AS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING NA CONTEMPORANEIDADE https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1273 <p>O presente artigo tem como objetivo investigar a contribuição das mídias sociais como estratégias de comunicação e marketing na contemporaneidade. Para a realização desta pesquisa desenvolvemos uma revisão da literatura sobre temática, como também pesquisa em sites e casos sobre a importância da aplicação das mídias sociais em empresas, na publicidade e propaganda de conglomerados comerciais. As mídias sociais como Facebook e Twitter. Estas redes sociais reúnem milhões de membros e uma quantidade cada vez maior de funções que permitem às pessoas interagirem de várias maneiras. As mídias sociais oferecem uma série de recursos que podem ser usados para comercializar produtos e serviços, ou servir como um negócio, contribuindo para as estrátegias comunicacionais de empresas.</p> Manoel Rocha Neto, Laís Karla da Silva Barreto, Lieda Amaral de Souza ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1273 Qui, 22 Set 2016 16:23:50 -0300 PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA: o uso do facebook na comunicação https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1304 <p>O uso das mídias sociais na Comunicação Organizacional se estabelece há cada dia como um padrão a ser seguido, mesmo assim ainda há casos de sucessos e insucessos nesse meio. O presente artigo tem por objetivo analisar a página do Facebook da Prefeitura Municipal de Curitiba buscando traçar pontos que determinem a motivação por trás do sucesso que esta alcançou com o público usuário da rede social e como a sua forma de trabalho está modelando o panorama da comunicação do setor público. Para tal, a metodologia utilizada foi o estudo de caso. Por fim, conclui-se que não há como se manter afastado das redes sociais e, mesmo estando incluso nelas, precisa-se reconhecer o que seu público necessita e como alcançá-lo usando a forma adequada de linguagem.</p> Vinicius D Luca Rosado, Cintia Dos Reis Barreto ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1304 Qui, 22 Set 2016 16:23:50 -0300 CORREIO BRAZILIENSE E WHATSAPP: novas rotinas produtivas e o público como protagonista no processo de construção da notícia https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1205 <p>O presente artigo tem como problema compreender as alterações que ocorrem nas rotinas produtivas do Jornal Correio Braziliense, do Distrito Federal a partir da implantação do aplicativo WhatsApp para uso do público leitor e verificar quais as consequências dessa mudança para o processo de construção da notícia, alterando o seu fluxo tradicional. Os métodos utilizados foram a revisão bibliográfica, a entrevista em profundidade com editores do jornal e a observação participante. Observa-se que o uso do WhatsApp alterou as rotinas tradicionais implantando novo ritmo durante as reuniões de pauta e na <em>práxis</em> jornalística e proporcionou uma ampliação do relacionamento do jornal com o público leitor, estreitando o vínculo com os cidadãos comuns que passaram a protagonizar a produção das notícias.</p> Fernanda Vasques Ferreira, Carlos Augusto Bernardes Ribeiro ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1205 Qui, 22 Set 2016 16:23:50 -0300 DIONÍSIO E PAULO FREIRE, UMA RELAÇÃO POSSÍVEL: REFLEXÕES SOBRE UM ENSINO DE TEATRO BASEADO NO DIÁLOGO https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1127 <p>O presente trabalho trata-se de uma reflexão tanto acerca do papel do Ensino de Teatro, quanto em termos gerais, no que diz respeito ao ensino e a educação brasileira, nas escolas públicas de ensino básico, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais e outros referenciais que versam sobre esse ensino. Para tal, tomamos como referências as reflexões pedagógicas do educador Paulo Freire, com base no Diálogo, as investigações realizadas no CENOTEC – Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (DEART/UFRN) e no GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas em Movimento. Tendo em vista que toda a reflexão aqui apresentada foi desenvolvida a partir da participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no subprojeto Teatro. O PIBID-Teatro/UFRN, considera a realidade da escola, o contexto dos discentes, para a elaboração dos objetivos a serem alcançados, e só, posteriormente à compreensão dos mais variados procedimentos metodológicos, a seleção do conteúdo programático; ampliando as ideias de “o quê” e “como” ensinar Teatro.</p> Ildisnei Medeiros da Silva, Suame Christine Fonseca de Medeiros, José Sávio Oliveira de Araújo ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1127 Qui, 22 Set 2016 16:23:50 -0300 O Valor Patrimonial do Supermercado Nordestão: Um Estudo com Base no Modelo de Brand Equity Desenvolvido por David Aaker https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1288 <p>Compreender o conjunto de associações tangíveis e intangíveis que compõem a imagem da marca <em>Supermercado Nordestão</em>, sem, contudo, se ater ao valor financeiro da mesma, é o objetivo deste artigo. Para descobrir como a marca desta rede de supermercados, localizada em Natal (RN) e região metropolitana, é percebida pelo público, aplicamos um questionário elaborado com perguntas abertas, fechadas e métodos projetivos. Toda investigação, análise e conclusão contidas neste artigo baseiam-se, primordialmente, nas quatro fundamentais dimensões do modelo de <em>brand equity</em> desenvolvido pelo especialista David Aaker. Trata-se, portanto, de um estudo de caráter bibliográfico e descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa.</p> Isadora Araújo Santos, Lilian Muneiro ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1288 Qui, 22 Set 2016 16:23:51 -0300 A ANÁLISE DA IMAGEM DO DESTINO TURÍSTICO NATAL/RN NA PERCEPÇÃO DA SETURDE NO BIÊNIO 2013-2014 https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1124 O turismo gera uma atividade competitiva na economia e impactos significativos no ambiente e na sociedade. Sendo assim, este trabalho correlaciona-se com a imagem e destinos turísticos, e para tanto, foi fundamentado por autores como (Machado 2009); (Kotler 2006); (Barretto 2003); (Kastenholz 2002); entre outros. Com isso, o objetivo geral é analisar a imagem do destino turístico da cidade do Natal/RN sob a égide da SETURDE no biênio 2013-2014. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, a leitura bibliográfica, a pesquisa documental e observação não participante, cuja abordagem é qualitativa. Como resultados destaca-se que o órgão desenvolve ações com foco na consolidação da imagem do destino turístico natalense visando à atração e fidelização de turistas, contribuindo para renovar a imagem do destino e apresentando boas aceitações dos visitantes. Marcos Jose de Souza Cipriano, Josenildo Soares Bezerra, Sidcley D’sordi Alves Alegrini da Silva ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1124 Qui, 22 Set 2016 16:23:51 -0300 Diretrizes para autores https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1583 Editora UnP ##submission.copyrightStatement## https://repositorio.unp.br/index.php/quipus/article/view/1583 Qui, 22 Set 2016 16:23:51 -0300