Foco e Escopo

A RAUnP tem como missão: Fomentar e divulgar artigos originais, artigos de revisão (ensaios teóricos) e casos de ensino de cunho científico, visando disseminar o conhecimento na comunidade acadêmica e entre os gestores organizacionais vinculados à área de Administração e afins.

Foco temático: Os textos para publicação devem se enquadrar em uma das seguintes linhas editoriais:

Estratégia e Competitividade: envolve estudos empíricos, ensaios teóricos, relatos de casos empresariais e casos de ensino sobre a formulação, implementação e gestão de processos estratégicos em ambiente competitivos, assim como fatores sistêmicos determinantes da competitividade das pequenas e médias empresas no contexto brasileiro e internacional. Os textos podem estar vinculados às áreas como marketing, finanças corporativas, logística e operações, gestão da tecnologia da informação, redes inter-organizacionais e desenvolvimento local.

Empreendedorismo e Inovação: contempla estudos empíricos, ensaios teóricos e casos de ensino sobre questões relacionadas ao empreendedorismo e inovação. Os textos devem, prioritariamente, trazer novos esclarecimentos, tendências e desafios para o empreendedorismo e inovação, sobretudo em temas ligados às tipologias de inovação, à gestão do conhecimento, à gestão de empresas, o processo sucessório, à relação entre trabalho e família, às práticas gerenciais empresassem organizações, ao empreendedorismo social e ao comportamento e perfil empreendedor.

Gestão de Pessoas: contempla estudos empíricos, ensaios teóricos, relatos de casos empresariais e casos de ensino sobre questões relacionadas à gestão de pessoas. Os textos devem, prioritariamente, trazer novos esclarecimentos, tendências e desafios para a gestão de pessoas, sobretudo em temas ligados à aprendizagem e gestão do conhecimento, às práticas de gestão de pessoas nas organizações, à ética e responsabilidade social, ao comportamento organizacional e às competências gerenciais.

Gestão Ambiental e Responsabilidade Social: envolve estudos empíricos, ensaios teóricos, relatos de casos empresariais e casos de ensino sobre gestão ambiental, práticas ambientais, indicadores e modelos de sustentabilidade, inovação sustentável, logística reversa, produção mais limpa, ecoeficiência, responsabilidade social corporativa, smart city, bem como modelos de negócios sustentáveis.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos são avaliados em três etapas (Desk Review; Double blind review; Proof Correction), observando os   critérios de originalidade, relevância do tema, consistência teórica, robustez metodológica e contribuição para o conhecimento na área

 

Etapa 1 – Desk Review: Inicialmente o manuscrito passará pelo processo de Desk Review, em que o Editor ou Editor Adjunto avaliará a qualidade, alinhamento aos eixos temáticos da revista e se atende todos os requisitos de formatação. Nessa Etapa o manuscrito poderá ser:

  1. Se o manuscrito atender os requisitos, este será encaminhado aos Avaliadores;
  2. Caso tenha necessidade de significativos ajustes o Editor pode solicitar uma nova submissão ou rejeitar o manuscrito nessa Etapa.

 

Etapa 2 – Double blind review: O manuscrito será enviado para, no mínimo, dois avaliadores que, utilizando o sistema Double blind peer review (avaliação cega por pares), que procederão à análise, podendo incluir sugestões de melhorias no artigo.

Após a análise do artigo, os autores são notificados sobre a decisão dos Avaliadores. O resultado da decisão poderá ser de quatro formas:

  1. Aceito sem revisões ou mínimas revisões: Se não for solicitado ajustes o artigo seguirá para a edição e publicação. Caso seja solicitado mínimas revisões, o autor correspondente deverá ajustar o manuscrito e resubmeter no sistema da revista.
  2. Aceito com revisão: O autor correspondente deverá ajustar o manuscrito e resubmeter no sistema da revista. Nesse caso, o autor correspondente deverá, nas primeiras páginas do manuscrito, apresentar uma lista de alterações contendo cada item levantado por cada revisor, aceitando ou refutando as sugestões, desta forma será informado os ajustes realizados conforme as sugestões dos avaliadores.
  3. Sugestão de ressubmissão: O editor e/ou os avaliadores podem sugerir melhorias fundamentais no artigo e indicar que esse deve ser ajustado e resubmetido, para iniciar um novo ciclo de avaliação.
  4. Rejeitado: Caso dois avaliadores rejeitarem o artigo, o autor será informado.

Observações do processo:

Se tiver um aceite e uma rejeição, o artigo será encaminhado para um terceiro avaliador.

Se o aceite for com alterações, o editor avaliará se as alterações foram efetivadas satisfatoriamente ou se deverá ser revisto pelo(s) avaliador(es).

Em caso de aceitação destas sugestões provenientes do processo revisional do artigo, fica a cargo dos autores a adequação do texto.

 

Etapa 3 – Proof Correction: Após o processo de Double Blind Review, se o artigo for aprovado para publicação, o autor correspondente receberá uma versão final para a correção de prova (Proof Correction). Nessa prova o autor correspondente deverá verificar os dados dos autores e todas as informações contidas no artigo.

O(s) Autor(es) é(são) responsável pelas informações contidas no artigo, formatação, linguagem (estilo de escrita, grafia e gramática). A Revista não realizará a revisão da língua e gramática do texto contida no artigo.

Os editores e avaliadores se reservam o direito de propor alterações nos originais, buscando manter a qualidade da publicação. Definições, conceitos, afirmações e opiniões expressados nos textos são de inteira responsabilidade dos autores. Ao submeterem o texto para a Revista RaUnP, o(s) autor(es) está(ão) aceitando as normas de publicação, bem como na autorização da publicação dos textos.

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, o que proporciona a ampliação do acesso ao conhecimento.

 

Indexadores

- Sumários.org

- LIVRE

- Latindex

- Spell

- Directory of Open Access Journals - DOAJ

- Digital Object Identifier – DOI

 

Qualis Capes:

B3 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo

B4 - Planejamento Urbano e Regional/Demografia

B4 – Psicologia

B4 - Sociologia

B4 - Interdisciplinar

B5 - Ciências Agrárias I

B5 - Engenharias II

B5 - Engenharias III

 

Histórico do periódico

A Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (RAUnP) é um periódico científico quadrimestral, de circulação aberta e gratuita, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar. A RAUnP iniciou as atividades com o primeiro número publicado em 2008.  O objetivo da RAUnP é ampliar a difusão de ensaios teóricos reflexivos e inovadores, estudos empíricos e casos empresariais direcionados para os temas Gestão e Estratégia de Negócios, dentro das linhas de pesquisa: Estratégia e Competitividade e Gestão Estratégica de Pessoas.