COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO SOBRE O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL NUMA EMPRESA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES / COMPORTAMENTO ORGANIZATION: A STUDY ON THE ORGANIZATIONAL COMMITMENT IN A COMPANY OF BUILDING MATERIAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria do Socorro Camilo do Santos
Aurineide Filgueira de Andrade
Ângela Sombra Sousa
Iruska Oliveira Moreira

Resumo

Uma busca incansável por excelentes profissionais que contribuam para o crescimento da organização tem sido uma constante na vida das organizações. O empregado comprometido com a organização aproxima-se dos objetivos e metas da empresa. O presente estudo objetiva analisar o comportamento humano no trabalho, considerando a percepção do empregado quanto ao comprometimento organizacional da empresa Concret. No processo metodológico utilizou-se de dados primários por meio de pesquisas de campo, além de uma abordagem quantitativa e de caráter descritivo. Nela foram avaliados três fatores que correspondem ao modelo conceitual Meyer e Allen (1991), afetivo, instrumental e normativo, com o auxilio da escala de Likert. Os resultados evidenciaram que na base afetiva os que têm um maior comprometimento com a empresa são os que têm mais tempo de empresa o que leva a crer que estes estão dispostos a exercer esforço considerável em benefício da organização, além de uma boa aceitação dos objetivos e valores da organização. Na base instrumental sentem comprometidos de uma forma compensatória, onde seus esforços são revertidos em benefícios e que essa perda traria prejuízos em sua vida, porém não se sentem obrigados a continuar na organização por falta de oportunidades. Já na base normativa verificou-se que a grande maioria sente necessidade, obrigação em permanecer na empresa. Destarte, é fundamental examinar os impactos do sistema de recursos humanos no comprometimento dos empregados, onde a empresa poderá utilizar suas estratégias organizacionais para produzir um empenho dos profissionais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria do Socorro Camilo do Santos, UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP

Graduando Bacharel em Administração. Graduada em CST em Gestão Empreendedora de Negócios e Pós-graduada em MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Potiguar-UNP.

Aurineide Filgueira de Andrade, UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP

Orientadora, Mestra em Administração pela Universidade Potiguar-UNP.

Ângela Sombra Sousa, UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP

Graduando Bacharel em Administração pela Universidade Potiguar-UNP.

Iruska Oliveira Moreira, UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP

Graduando Bacharel em Administração pela Universidade Potiguar-UNP.