APRENDIZAGEM PARA A SUSTENTABILIDADE ENTRE GESTORES / LEARNING FOR SUSTAINABILITY AMONG MANAGERS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

JULIANA FABRIS
ANDREZZA APARECIDA SARAIVA PIEKAS
ELIANE SALETE FILIPPIM
CARLOS ALBERTO BARP

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar como promover a aprendizagem para a sustentabilidade entre gestores, a partir da percepção de representantes da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (SICOM). A abordagem foi descritiva, com enfoque qualitativo, a partir de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que há fragilidade na compreensão do tema sustentabilidade, voltada à dimensão econômica e ambiental, com iniciativas incipientes quanto à dimensão social. Quanto à aprendizagem, a percepção dos entrevistados é de que ela ocorre por meio de processo formal atribuído a instituições de educação e ao poder público, o que parece insuficiente para promover a aprendizagem para a sustentabilidade, principalmente no que se refere à interação prática de gestão. Constatou-se ainda que, na visão dos participantes, a aprendizagem deve abranger capacitação, observação, vivência e compartilhamento de experiências, e exige predisposição do aprendente. Por fim, para promover aprendizagem para a sustentabilidade é necessário mudança comportamental e atitudinal, assim como mudança no quadro de referências dos indivíduos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

JULIANA FABRIS, Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó.

Doutoranda em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc (2016). Professora da Área de Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó.

ANDREZZA APARECIDA SARAIVA PIEKAS, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc.

Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc (2015). Professora da Área de Gestão na Faculdade Senac/SC.

ELIANE SALETE FILIPPIM, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Pós-doutora em Administração Pública e Governo na EAESP/FGV/SP (2009). Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Professora e Pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Mestrado Profissional em Administração e Doutorado em Administração.

CARLOS ALBERTO BARP, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Mestrando em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc