DESEMPENHO COMPARATIVO DE EMPRESAS COM GOVERNANÇA CORPORATIVA ENTRE OS SETORES BANCÁRIO E INDUSTRIAL / COMPARATIVE PERFORMANCE OF COMPANIES STOCK WITH CORPORATE GOVERNANCE BETWEEN BANKING AND INDUSTRIAL SECTORS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fábio Bomfim Silva
David Ferreira Lopes Santos
Santiago Valcacer Rodrigues

Resumo

Este estudo analisa o desempenho a partir da relação risco versus retorno, das empresas que congregam os setores industriais e bancário da BM&FBOVESPA, tendo como base as ações ordinárias. O objetivo é verificar se a adoção de práticas diferenciadas de governança corporativa permite o melhor desempenho frente às empresas que não adotam. A diferenciação desta pesquisa em relação ao mainstream consolidado é a avaliação estratificada das empresas em função do setor que elas atuam. A proposta metodológica tem caráter descritivo e abordagem quantitativa utilizada no processo de tratamento e análise dos resultados. Empregou-se as medidas de desempenho largamente utilizadas no mercado (Retorno, Risco, Traking Risk, Índice de Sharpe, Índice de Treynor e Information Ratio). O período que compreendeu a análise foi de 2009 a 2014, a partir das cotações diárias das ações de 72 empresas, sendo 14 do setor bancário e 58 do setor industrial. Os resultados apontam que ambos os setores o risco individual das empresas é menor para aquelas que estão nos níveis mais elevados de governança corporativa.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fábio Bomfim Silva, RSM ACAL Consultoria e Auditoria S/S

Administrador de Empresas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atua na Tesouraria da RSM ACAL Consultoria e Auditoria S/S.

David Ferreira Lopes Santos, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professor Assistente Doutor no Departamento de Economia Rural da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita filho". Tem interesse em pesquisa nos seguintes temas: Desempenho Empresarial, Gestão da Inovação e Estrutura de Capital

Santiago Valcacer Rodrigues, UNIFOR - Universidade de Fortaleza

Administrador de Empresas pela Universidade Potiguar, Especialista em Finanças pela UNIFOR onde cursa Mestrado em Administração.