PRAZER E SOFRIMENTO EM EMPRESA TERCEIRIZADA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Laís Karla da Silva Barreto
Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone
Seloniel Barroso dos Reis
Manoel Pereira da Rocha Neto

Resumo

As mudanças estruturais da produção, iniciadas nos anos 1990 do século passado, deram início a inúmeras alterações no contexto do trabalho dentro das organizações. Entre elas, destaca-se a intensa terceirização da mão de obra. Este estudo teve por objetivo avaliar a relação da dinâmica laboral de uma empresa terceirizada de limpeza e conservação, com as variáveis causadoras das vivências de prazer e sofrimento. Trata-se de uma pesquisa censitária, descritiva, um estudo de caso, de natureza quantitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário sociodemográfico e o Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA). Os dados foram tratados através da estatística descritiva. Os resultados sinalizam para a coexistência equilibrada da vivencia de prazer e sofrimento, porém com uma clara tendência para o sofrimento. Merece destaque o fator custo físico que compõe a Escala de Custo Humano no Trabalho, cuja avaliação pelos respondentes foi mais negativa, com indicativo grave.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Laís Karla da Silva Barreto, Universidade Potiguar

Possui formação em Comunicação Social e Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e desenvolve atividades nas áreas de Gestão e Comunicação. Concluiu Mestrado no Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem/ PPgEL/UFRN e  Doutorado no PPgEL/UFRN. Atualmente trabalha como professora do Mestrado profissional em Administração da Universidade Potiguar.

Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone, Universidade Potiguar

Possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Brasileira de Administração Pública (1969), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1983) e doutorado em Doutorado Em Ciencias da Administração - Université de Grenoble II (1988). Atualmente é professor da Faculdade Leão Sampaio, professor da Faculdade Vale do Salgado e professor da Universidade Potiguar. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: empresa familiar, sucessão, processo sucessório, pequenas e médias empresas, recursos humanos e comportamento.

Seloniel Barroso dos Reis, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Administração pela Universidade Potiguar

Manoel Pereira da Rocha Neto, Universidade Potiguar

Possui Doutorado (2005) e Mestrado em Educação (2002) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999); Atualmente é pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN. Professor da Universidade Potiguar (UnP), na área de Comunicação (Jornalismo, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda e professor do Mestrado Profissional de Administração da UnP.