O papel do adolescente no processo decisório familiar de compra de serviços educacionais do ensino médio privado de Maringá – Pr.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alexandre Guandalini Bossa

Resumo

É evidente que as formas de interação e processos de decisão de compras vêm se alterando no âmbito familiar, onde antes o homem era o responsável pela maioria das decisões. Posteriormente, com a entrada da mulher no mercado de trabalho, percebeu-se um equilíbrio no processo de decisão e por fim, a criança ou adolescente atualmente também participam do processo de tomada de decisão quando o produto ou serviço diz respeito ao mesmo. No setor de serviços educacionais percebe-se que o adolescente vem desempenhando este papel de decisor em relação aos serviços educacionais. Para tanto, o objetivo geral deste artigo é investigar o papel do adolescente no processo decisório de compra familiar de serviços educacionais do ensino médio privado de Maringá - Pr. Para responder aos objetivos deste artigo, realizou-se um survey com 134 famílias na cidade de Maringá – Pr, tendo natureza descritiva, com a utilização de variáveis quantitativas. Os resultados advindos das análises realizadas através do tratamento estatístico dos dados, utilizando-se do software (SPSS), trazem contribuições importantes e relevantes para a literatura no que se refere ao papel do adolescente no processo decisório familiar, bem como, fica evidenciado de que quando o adolescente participa do processo decisório da escolha do colégio em que irá estudar, o mesmo acaba por ter um comprometimento maior.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alexandre Guandalini Bossa, Professor Colaborador da UNESPAR- CAMPUS APUCARANA Professo da FAP - Faculdade Adventista Paranaense

Ciencias Sociais Aplicadas, Administração