INTERAÇÕES MÚLTIPLAS NO ACIDENTE DO BOEING 737 – 8EH, VOO 1907, DA COMPANHIA GOL TRANSPORTES AÉREOS S.A.: UMA ANÁLISE À LUZ DAS TEORIAS DO ACIDENTE NORMAL – NAT E DE ALTA CONFIABILIDADE - HRT / MULTIPLE INTERACTIONS IN ACCIDENT BOEING 737 - 8EH, FLIGHT 1907 COMPANY GOL AIR TRANSPORT SA: AN ANALYSIS IN THE LIGHT DASTEORIAS DOACIDENTE NORMAL - NAT AND HIGH RELIABILITY – HRT

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José Sueldo Câmara Ferreira
Francisco Carlos Carvalho de Melo

Resumo

RESUMO: A compreensão dos fenômenos propiciados pela interação entre as organizações e as pessoas, em todos os seus aspectos, configura-se como objeto de estudo de diversos pesquisadores da teoria da complexidade. Aspectos sociais, econômicos, políticos e tecnológicos interferem no comportamento da sociedade de uma forma abrangente e pela multidimensionalidade de todos os ramos do conhecimento. Sob a ótica da teoria da complexidade, organizações são sistemas formados por órgãos interdependentes, que interagem entre si com mútua e recíproca influência de fatores externos. Nesse contexto, esse estudo associa a teoria da complexidade aos sistemas complexos fortemente acoplados e às organizações de alta confiabilidade, como o sistema de aviação. Essa associação está fundamentada nas teorias que estudam sistemas complexos e confiabilidade, como Normal AccidentsTheory (NAT) (Charles Perrow) e High ReliabilityTheory (HRT) (Karl Weick). O objetivo deste estudo é analisar as causas do acidente com o Boeing 737 – 8EH, voo 1907, da Companhia Gol Transportes Aéreos S.A., a partir dos pressupostos das referidas teorias. O método de pesquisa foi o estudo de caso, utilizando-se dados secundários. Pesquisa descritiva e,no que se refere à abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa qualitativa. As conclusões sinalizam que o episódio do acidente foi caracterizado por interações múltiplas em um sistema fortemente acoplado, de alta complexidade que, mesmo com todas os mecanismos  de segurança, está sujeito a falhas em algum subsistema, devido à acentuada interdependência entre as partes, que pode acarretar sérias consequências, pressupostos que se configuram como o cerne das Normal AccidentsTheory (NAT) e High ReliabilityTheory (HRT).

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Sueldo Câmara Ferreira, UERN

Doutor em Administração pela Pontifícia  Universidade Católica do Paraná - PUCPR - Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Departamento: DCC, - Departamento de Ciências Contábeis Campus Central. Endereço: Av. Prof. Antônio Campos, s/n Mossoró RN CEP: 59.625-620 Telefones: (084) 99411-6268 - (084) 3215-2202

Francisco Carlos Carvalho de Melo, UERN

Doutor em Administração pela Pontifícia  Universidade Católica do Paraná - PUCPR - Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Departamento: DEC, - Departamento de Economia, Campus Central. Endereço: Av. Prof. Antônio Campos, s/n Mossoró RN CEP: 59.625-620 Telefones: (084) 99110-1381 - (084) 3215-2187