MARKETING POLÍTICO DIGITAL: ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2010

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gabriel Flores
Mauricio Barth
Ernani Cesar de Freitas

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral investigar e analisar o processo do Marketing Político Digital como ferramenta estratégica para persuadir os eleitores, relacionando-o a novas tecnologias de comunicação dos candidatos. A pesquisa classifica-se como descritiva, realizada mediante estudo de campo e levantamento (survey) no que diz respeito aos procedimentos técnicos, com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu mediante aplicação de questionário disponibilizado de forma virtual para os sujeitos pesquisados (eleitores), utilizando diversos meios para divulgação, entre eles: e-mail, mídias sociais (Facebook, Twitter, Orkut), grupos de discussão especializados em Administração e Marketing no Linkedin. Os resultados deste estudo indicam que os eleitores participantes da pesquisa tiveram contato com informações sobre política na internet e que muitos deles utilizaram o ambiente virtual para compartilhamento dessas informações, assim como grande parte mencionou a força que esse conteúdo teve na sua decisão final de voto. Também, evidenciou-se uma insatisfação dos eleitores principalmente no que se refere à interação entre candidatos e eleitores.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabriel Flores

Graduado em Administração – Habilitação em Marketing (Universidade Feevale); e-mail: [email protected]

Mauricio Barth

Pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing (Universidade Feevale); graduado em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda (Universidade Feevale); professor do Curso Técnico em Publicidade da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação; e-mail: [email protected]

Ernani Cesar de Freitas

Doutor em Letras (PUCRS), com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL); professor e pesquisador no mestrado de Processos e Manifestações Culturais, Universidade Feevale - Novo Hamburgo/RS; professor e pesquisador no mestrado em Letras, Universidade de Passo Fundo/RS; e-mail: [email protected]