POLÍTICAS PÚBLICAS DE RH E A QVT DE SERVIDORES PÚBLICOS: UM CASO EM PERNAMBUCO / PUBLIC POLICIES OF HR AND THE QLW OF CIVIL SERVANTS: A CASE IN PERNAMBUCO

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DANIELLE FREITAS BEZERRA FERNANDES
Suenize Maria Soares de Souza

Resumo

O estudo teve como objetivo geral compreender de que maneira as Políticas Públicas de Educação do Estado de Pernambuco influenciam a Qualidade de Vida no Trabalho dos servidores da Gerência Regional de Educação Recife Norte. Optou-se neste estudo pelo modelo de Richard Walton (1973) devido à abrangência e aplicabilidade do referido modelo. No que se refere à metodologia, o estudo adotou a abordagem qualitativa, e o método de estudo de caso. O campo de estudo foi a Gerência Regional Recife Norte, uma unidade específica da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, do qual fizeram parte da amostra servidores efetivos, com três anos ou mais na Rede Pública Estadual de Ensino. Para coleta dos dados foram utilizadas observações e entrevistas semiestruturadas. Posteriormente como método de análise dos dados foi utilizado uma análise de conteúdo. Concluiu-se que a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco não possui uma Política Pública de Qualidade de Vida no Trabalho, e foi proposta a implantação de um Programa de QVT, com o objetivo geral de buscar a excelência do Ensino Público através da valorização dos servidores, e após desenvolvimento desse Programa, o mesmo seja transformado em Política Pública.
 

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

DANIELLE FREITAS BEZERRA FERNANDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco e graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco. Pós- Graduada pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE em Psicologia da Educação. Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco, Linha de Pesquisa: Comportamento Humano, Gestão de Pessoas e Vantagem Competitiva. Servidora Pública da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco