A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E O AUTODESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO DO TELETRABALHO / ORGANIZATIONAL LEARNING AND DEVELOPMENT IN THE FRAMEWORK TELEWORKING

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Eduardo de Quadros Bueno
Julice Salvagni

Resumo

Analisa-se a atividade fenomênica laboral do teletrabalho, sob os aspectos da legislação, da aprendizagem organizacional e do autodesenvolvimento. Parte-se da ideia de que o teletrabalho cinge-se no cumprimento da jornada fora do ambiente físico da empresa, usando meios tecnológicos para controle e subordinação. Na alça de mira da pesquisa, tem-se uma gestão com foco na flexibilidade de jornada. Por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, através de entrevistas, é realizada a análise de discurso, cotejando a postura dos agentes ante esta singularidade empregatícia, observando, entre outros, a falta de interação com a cultura organizacional da empresa e ausência de controle específico de jornada dos teletrabalhadores.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Eduardo de Quadros Bueno

Advogado, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS), Especialista em Direito e Processo do Trabalho (Verbo Jurídico) e em Gestão Empresarial (Uniritter)

Julice Salvagni, UNISINOS/PNPD-CAPES

Bosista PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos.Doutora em Sociologia (UFRGS/CAPES - 2012). Mestre em Ciências Sociais (Unisinos- 2011), Especialista em Gestão Empreendedora (Ftec- 2009) e Psicóloga (Unisinos- 2007). Atualmente é professora dos cursos de Pós-Graduação da Faculdade São Judas Tadeu e UniRitter Laureate International Universities.