MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GLOBAL

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Rolf Hermann Erdmann
Thiago Coelho Soares

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em verificar como a avaliação institucional pode gerar práticas de gestão por meio de um modelo de avaliação global. Para isto utilizou-se como base quatro modelos de avaliação de desempenho: Avaliação institucional como sendo as avaliações realizadas pelo MEC (1) Avaliação institucional externa do MEC, (2) Avaliação de curso do MEC, (3) Avaliação de programa de pós-graduação CAPES, (4) Avaliação baseada em fatores de competitividade. Ao final, destes quatro modelos se elaborará um modelo de avaliação global. O artigo se justifica porque tenta melhorar o processo de avaliação institucional procurado gerar um modelo de avaliação global para IES (Instituição de Ensino Superior), se baseando no pressuposto de que um modelo de avaliação global promove vantagens para a instituição. O modelo de avaliação, inspirada em fatores de competitividade, serviu de base para os demais modelos, que foram sendo incorporados, por meio de seus indicadores. Assim, tem-se um modelo genérico de avaliação de um sistema produtivo, acrescido de indicadores específicos de avaliação institucional, gerando um modelo global para gestão de IES. Como o modelo de avaliação baseada em fatores de competitividade indica a geração de melhores práticas administrativas, espera-se que o resultado deste estudo traga reflexões e contribuições para a melhoria do desempenho das organizações educacionais e para o aprofundamento de estudos de novos modelos.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rolf Hermann Erdmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). É ex-coordenador do mestrado/doutorado em Administração. Atualmente ocupa a vice-direção do Centro Socioeconômico. É Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e controle da produção (PCP), benchmarking em gestão da produção, produção enxuta, produção de serviços e avaliação em gestão de empresas, especialmente na área da produção. Pesquisador CNPq nível 2.

Thiago Coelho Soares, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Administração pela UFSCProfessor do curso de Administração na Unisul