A gestão de pessoas estratégica em uma instituição financeira

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Larissa Mohr
Isabel Cristina Rosa Barros Rasia
Alessandra Doumid Borges Pretto

Resumo

Introdução: a GP nas organizações é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas para alcançar os objetivos organizacionais e individuais.
Objetivo: verificar como os gestores de uma Cooperativa de Crédito do Sul do Brasil entendem a atuação do Setor de GP sob uma perspectiva estratégica.
Métodos: realizou-se um estudo de caso, com metodologia descritiva e abordagem do tipo qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os Gerentes de Unidades de Atendimento e Gerentes Administrativos Financeiros da Cooperativa, representando uma amostra de 76% de respondentes válidos para o estudo. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário de perguntas abertas e fechadas, aplicadas e enviadas por e-mail através da ferramenta online Survey Monkey. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de Conteúdo de Bardin e análise de documentos do setor de GP.
Resultados: os resultados indicaram que os gestores possuem um bom entendimento do quanto a GP é importante e da sua posição estratégica para a Cooperativa. Identificou-se a compreensão por parte dos gestores quanto da importância das pessoas dentro da Cooperativa. Conclusão: o estudo ainda identificou que uma pequena parcela de gestores não entende de forma clara a atuação do Setor de GP na Cooperativa e que existe a necessidade da participação destes frente à GP de forma mais efetiva.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Isabel Cristina Rosa Barros Rasia, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Administração

Alessandra Doumid Borges Pretto, Faculdade Anhanguera

Nutrição