A ELABORAÇÃO DE CENÁRIOS ESTRATÉGICOS COMO VANTAGEM COMPETITIVA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Wanderson F. M. de Oliveira
Walid Abbas El-Aouar
Kléber Cavalcanti Nóbrega

Resumo

Este estudo teve, como objetivo, propor uma reflexão acerca de como os temas “elaboração de cenários” e “vantagem competitiva” vêm sendo trabalhados na literatura, buscando demonstrar evidências de como estão relacionados e fornecer proposição para pesquisas que investiguem a fundo essa relação. Quanto ao método, a pesquisa apresenta-se de abordagem qualitativa, sendo a coleta dos dados de fonte secundária, por meio de artigos extraídos das bases de pesquisa Ebsco Host, Emerald, ProQuest, Science Direct e Scopus, visando a realização de estudo bibliométrico e bibliográfico. Os resultados sugerem que, em um mercado de concorrência globalizada, em um ambiente de constantes mudanças e de incertezas quanto ao presente e ao futuro, as organizações necessitam desenvolverem sua competitividade e que a elaboração de cenários estratégicos concede a empresa vantagem competitiva, já que lhe favorece a elaboração da Estratégia Robusta. Chegou-se à conclusão de que a construção de cenários é um instrumento que possibilita a empresa identificar oportunidades e ameaças no ambiente externo, para planejar um melhor aproveitamento das oportunidades e minimizar as ameaças, sendo, por tanto, um instrumento potencializador das estratégias para a sobrevivência e desenvolvimento da organização.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Wanderson F. M. de Oliveira, Universidade Potiguar

Mestre em Administração - UNP/Natal (2016).MBA em Gestão Estratégica de Negócios - UNI/Natal (2013).Graduação em Administração de Empresas - UFRN (1995).

Walid Abbas El-Aouar, Universidade Potiguar

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisas em: empreendedorismo, plano de negócio, qualidade de vida, estratégia competitiva e satisfação do cliente. Linha de Pesquisa: Gestão Estratégica de Pessoas.

Kléber Cavalcanti Nóbrega, Universidade Potiguar

Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Pesquisas em: Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Qualidade e Gestão de Serviços, Planejamento e Gestão Estratégica.