GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E INOVAÇÃO: UMA PARCERIA ESSENCIAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Tania Nobre Gonçalves Ferreira Amorim
Ladjane de Barros Silva

Resumo

O presente ensaio teórico busca discutir a importância da gestão estratégica de pessoas nas organizações contemporâneas e a influência recíproca entre a inovação e o envolvimento dos colaboradores em sua concretização, como resultado de uma efetiva gestão que apóie a inovação, a partir das grandes funções da área de Gestão de Pessoas. Para se manterem no mercado, as organizações precisam encarar as pessoas como importante fonte de vantagem competitiva (Nakata et al, 2009). Autores como Ruas, 2001; Bresciani, 2004; Cunha, 2005; Gramigna, 2007; Araújo, 2009, dentre outros; afirmam que a essência dos processos de inovação envolve, aspectos como tempo, incerteza, mobilização de competências e valorização da criatividade; devendo ser considerados tanto quanto às dimensões financeira e estrutural. As organizações devem encorajar a capacidade criativa dos colaboradores, individualmente ou em grupo, como práticas essenciais para se tornarem inovadoras de forma sustentável e prolongada. Portanto, não há inovação sem pessoas motivadas e capacitadas a criarem o novo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tania Nobre Gonçalves Ferreira Amorim, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - PROF. ADJNUTO (ATUAL) UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - PROF. ASSOCIADO ( APOSENTADO)

Graduada mestre e doutora em Administração. É professora Adjunto do Departamento de Admnistração da UFRPE. Professora Associada da UFPE, aposentada. Leciona disciplinas da área de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Liderança e Administração Geral. Sua área de interesse é a Gestão de Pessoas em organizações, Comportamento dos Gestores e funcionários, Questões de Gênero na gestão e Qualidade de Vida no Trabalho. Desenvolveu diversas pesquisas sobre o mercado de trabalho para o administrador, exigências e condições para o estagiário de administração, perfil profissional do administrador, formas de recrutamento e seleção dos docentes de administração em Pernambuco, fatores estressantes aos graduandos de administração, dentre outras. Participou ativamente da vida universitária da UFPE, tendo ocupado cargos desde Chefia do Departamento de Ciências Administrativas e Coordenação do Curso de Graduação e Pós em Administração a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida. Tem artigos publicados em periódicos, anais de congressos, capítulos de livros e livros.

Ladjane de Barros Silva, Egressa do Programa de Administração e Desenvolvimento Rural - PADR da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Servidora da Universidade de Pernambuco – UPE.

Graduada e Mestre em Administração. Professora Universitária e servidora estadual. Atua na área de Gestão Estratégica de Pessoas e Marketing, orientando trabalhos de conclusão de cursos de graduação em Administração. Possui artigos publicados e participa de pesquisas acadêmico-profissionais.