VARIÁVEIS DETERMINANTES NA ESCOLHA DE RESTAURANTES E LANCHONETES UNIVERSITÁRIAS

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Felipe Ricardo Alencar Cattaneo
Nyckell Loureto de Freitas
Alípio Ramos Veiga Neto
Lieda Amaral de Souza

Resumo

Os restaurantes universitários desempenham um papel importante na rotina de acadêmicos e funcionários de universidades. Nessa situação, esses ambientes representam a única opção de refeição para aqueles que passam uma grande parte do dia na universidade. Diante do exposto esta pesquisa exploratória objetiva identificar quais as variáveis que determinam a escolha dos clientes de lanchonetes e restaurantes universitários, foram retirados da literatura 28 variáveis que originou o questionário aplicado em 313 sujeitos. Como tratamento estatístico dos dados foi utilizada a análise fatorial, no intuito de agrupar as variáveis e descobrir os principais fatores que determinam a escolha dos consumidores. Identificou-se que os fatores alimentos e serviços, infraestrutura e preço são os fatores preponderantes que influenciam o cliente em sua decisão de compra. Os poucos trabalhos encontrados desenvolvidos sobre o tema foi uma limitação encontrada nesta pesquisa. Recomendou-se que sejam realizadas pesquisa confirmatória utilizando os fatores encontrados neste artigo, assim como pesquisa para avaliação da qualidade dos serviços prestados em cantinas e restaurantes universitários.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Felipe Ricardo Alencar Cattaneo, Universidade Potiguar

Felipe Ricardo Alencar CattaneoMestre em Administração na àrea de concentração gestão estratégica de negócios

Nyckell Loureto de Freitas, Universidade Potiguar

Nyckel Loureto de FreitasMestre em Administração na àrea de concentração gestão estratégica de negócios

Alípio Ramos Veiga Neto, Universidade Potiguar

Psicólogo com doutorado na área, mestrado em Psicologia Educacional. Pós-graduação em Administração. Graduação Tecnológica na área de engenharia. Pesquisas em comportamento do consumidor, mídias sociais, marketing verde, inovação, estratégias de negócios, mineração em redes sociais, behaviorismo e psicologia evolutiva. Coordenador do Programa de Doutorado em Administração, Professor no Mestrado em Psicologia Organizacional e Coordenador Geral de Mestrados e Doutorados da UnP. Criou e obteve aprovação em quatro projetos de mestrado nas áreas de psicologia, administração, meio ambiente e energia, assim como no Programa de Doutorado em Administração da Universidade Potiguar. Consultor da CAPES, líder de Grupos de Pesquisa do CNPq e membro do Conselho Técnico e Científico da FAPERN (Fundação de amparo à Pesquisa do RN). Foi avaliador institucional e avaliador de cursos de graduação para o INEP-MEC. Antes de dedicar tempo integral à educação e à pesquisa científica, trabalhou por vários anos como empresário e diretor executivo de Marketing e Negócios Internacionais. (Texto informado pelo autor)

Lieda Amaral de Souza, Universidade Potiguar

Graduada em Ciências Contábeis (UFRN), Mestrado em Engenharia da Produção (UFRN), Doutorado em Tecnologia e Sistemas de Informações (Uminho -a convalidar), Consultora do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Especialista em Compliance, Riscos e eSocial. Co-responsável pelo Projeto de unificação das Receitas Federal e Previdenciária. Membro do Painel de Especialistas do Fundo Monetário Internacional, Consultora e Instrutora das Nações Unidas. Conferencista e painelista em eventos nacionais e internacionais. Participou de missões em diversos países, dentre os quais Estados Unidos, México, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Espanha, Mozambique, Argentina, Chile e outros. Pesquisadora nas áreas de Finanças, Empreendedorismo e Inovação. (Texto informado pelo autor)