COMPONENTES DE IMPACTO AMBIENTAL E COMPETITIVIDADE MERCADOLÓGICA NA PRODUÇÃO DA CACHAÇA SERRA LIMPA.

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Cosmo Severiano Severiano Filho
César Emanoel Barbosa de Lima

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar a questão do impacto ambiental no Engenho Imaculada Conceição, localizado no Estado da Paraíba e, com base nesta abordagem, construir uma correlação entre as estratégias de marketing adotadas por esse Engenho em suas campanhas publicitárias, evidenciando o potencial de competitividade existente neste ramo de mercado. A pesquisa realizada teve como foco teórico a Análise de Impactos Ambientais (AIA) e o Estudo de Impactos Ambientais (EIA), consubstanciados pelos fundamentos da responsabilidade social e ambiental como forma de conscientização e preservação do meio ambiente, fazendo uma observação direta desses dados na empresa em estudo. O método utilizado foi o de estudo de caso, apoiado pela execução de um questionário do tipo fechado e um checklist de observações primárias. Os resultados da pesquisa apontam para a construção de uma estratégia de produção que envolve componentes de preservação ambiental, composto mercadológico e governança aos princípios de sustentabilidade. As conclusões da pesquisa sugerem a existência de um imperativo de alinhamento dos programas de preservação do meio ambiente e a estratégia de competitividade mercadológica da organização investigada.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cosmo Severiano Severiano Filho, Universidade Federal da Paraíba Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia de Produção

Professor Associado da UFPB - Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas.Área: Gestão Industrial.