Comparando os conceitos de Sovereign credit ratings emitidos pelas principais agências.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Antonio André Cunha Callado
Adilson Celestino de Lima

Resumo

Com a internacionalização dos mercados de capitais e o surgimento de novas modalidades de títulos de crédito a importância relativa da análise do risco de crédito vem aumentando, tanto para credores quanto para emitentes de títulos. O objetivo deste artigo foi analisar as diferenças entre os conceitos de credit rating emitidos pelas agências Moody’s e Standard & Poor’s em busca de evidências empíricas que possam corroborar ou refutar se as diferenças entre suas médias podem ser estatisticamente significativas. Buscou-se estabelecer as diferenças significativas entre os diversos conceitos de risco de crédito publicados pela Moody’s e Standard & Poor’s referentes aos países das diversas regiões do planeta. As amostras foram obtidas através das grades de conceitos de risco de crédito soberano de ambas agências.  Esses conceitos se referem a setembro de 1999 e outubro de 2005. Os conceitos de risco de crédito foram convertidos para uma escala ordinal. O teste de Mann-Whitney U foi utilizado através do aplicativo STATISTICA for Windows. Os resultados mostraram que apenas as diferenças entre os conceitos de risco de crédito referentes aos países localizados na América Latina se mostraram estatisticamente significativas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Antonio André Cunha Callado, UFRPE

Professor Associado do Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutor em Administração na área de Gestão Organizacional pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração na área de Estratégias Empresariais pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Administração na área de Finanças de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba.

Adilson Celestino de Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Universidade católica de Pernambuco

Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutor em Administração na área de Gestão Organizacional pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Administração na área de Finanças de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba.