Ensaio sobre Gestão Estratégica de Custos: um debate sobre os conceitos e aplicabilidade

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Leonardo José Seixas Pinto

Resumo

O incremento de novas tecnologias aplicadas no parque fabril vivenciada no final do último século transformou profundamente a forma de produzir gerando conseqüentemente alterações significativas nos custos totais de produção. A forma como os custos são apropriados aos produtos nos métodos tradicionais de custeio é ineficiente, pois são demasiadamente simplistas e foram modeladas em ambientes econômicos estáveis. A partir daí, diversas críticas foram feitas à contabilidade gerencial como sistema de apoio na tomada de decisões. Com intuito de “cobrir” esta lacuna informacional, surge em 1986 a Gestão Estratégica de Custos. Buscou-se nesta pesquisa exploratória e bibliográfica - elaborada em forma de ensaio - definir o que é Gestão Estratégica de Custos sob a ótica da análise da cadeia de valores, análise do posicionamento estratégico e análise dos direcionadores de custo. Concluiu-se que as principais vantagens observadas na adoção da Gestão Estratégica de Custos é a eliminação dos custos que não adicionam valor, maior precisão na apuração dos custos unitários de produção mediante a utilização obrigatória do custeio baseado em atividades, priorização da qualidade dos produtos e aperfeiçoamento no processo produtivo, incentivo ao uso do estoque justo e utilização de poucos e confiáveis fornecedores. No entanto, por trás da eficiente gestão de custos prometida pela Gestão Estratégica de Custos, destacamos a complexidade na implementação devido ao elevado rigor de teorias embutidas neste modelo de gestão, fazendo com que ele seja exclusivo das grandes indústrias e fora da realidade brasileira.Strategic Cost Management: a debate about concepts and applicabilityAbstract: The rise of new technologies applied in the manufacturing facility experienced at the end of the last century has transformed the way of generating therefore produce significant changes in total production costs. The way costs are appropriate to the products in traditional costing methods is inefficient because they are too simplistic and were modeled in stable economic environments. Since then, several criticisms were made to management accounting as a support system in making decisions. In order to "cover" this informational gap, appears in the 1986 Strategic Cost Management. We attempted in this exploratory research and literature - written in the form of test - to define what is Strategic Cost Management from the perspective of the analysis of value chain analysis of strategic positioning and analysis of cost drivers. It was concluded that the main advantages found in the adoption of the Strategic Cost Management is the elimination of costs that do not add value, higher accuracy in the determination of unit costs of production through the compulsory use of activity-based costing, prioritization of product quality and improvement in the productive process, encouraging the use of inventory and fair use of few trusted suppliers. However, behind the efficient management of costs promised by the Strategic Cost Management highlight the complexity of implementation due to the high accuracy of theories built into this model of management, causing it to be unique and outside of the major industries of the Brazilian reality.

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Artigos