COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMO VANTAGEM COMPETITIVA: O DESAFIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPE’S)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mercia Cristiley Barreto
Kleber Cavalcanti Nóbrega
Patrícia Silva Rebouças Araújo

Resumo

O aumento da complexidade no ambiente competitivo vivenciado pelas organizações nas últimas décadas exige delas respostas cada vez mais rápidas em busca de adaptação ou diferenciação competitiva. O objetivo do presente artigo é o de avançar num maior entendimento acerca do tema competências essenciais, analisando a sua importância para construção da vantagem competitiva como estratégia eficaz para o sucesso organizacional, focalizando os desafios enfrentados pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) nesse processo. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de contextualizar a temática e formar o referencial teórico que embasa a pesquisa. Os dados foram coletados através do método da observação e aplicação de uma entrevista semiestruturada realizada em uma microempresa. Como resultado desta amostra, verificou-se uma compreensão limitada, por parte do microempresário, acerca de competência essencial. Este percebe apenas as habilidades presente nas atividades e processos de trabalho da empresa. E consequentemente, não desenvolve um processo de identificação de suas competências essenciais para alcançar uma vantagem competitiva.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Kleber Cavalcanti Nóbrega, UNIVERSIDADE POTIGUAR

Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1997), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (1984). Membro titula da Academis Brasileira da Qualidade (ABQ). É sócio-proprietário da Perceptum Assessoria e Desenvolvimento, empresa de consultoria e capacitação organizacional e professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Potiguar (UnP), Laureate International Universities. Tem experiência em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Qualidade e Gestão de Serviços, Planejamento e Gestão Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, qualidade em serviços, gestão de serviços, planejamento e gestão estratégica, balanced scorecard. É autor do Blog de Kleber Nóbrega e dos livros Falando de Serviços: um guia para compreender e melhorar os serviços em empresas e organizações, e Talking about services: a guide to understanding and improving services in companies and organizations.

Patrícia Silva Rebouças Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO

Mestrado em Administração - Universidade Potiguar (UNP) Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social – Universidade Estadual do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Brasil.