Internacionalizando doces: o caso de uma empresa do ramo alimentício situada no Vale do Taquari/RS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maicon da Silva
Luis Carlos Alves da Silva

Resumo

O caso de ensino, realizado a partir do estudo da empresa do segmento de candies, atende aos seguintes objetivos educacionais: (a) entender o processo pelo qual uma empresa do segmento de candies se internacionalizou; (b) analisar e avaliar os riscos e dificuldades do processo de internacionalização; (c) analisar e avaliar a escolha entre a expansão no mercado doméstico e aprofundamento da internacionalização; (d) Investimentos em uma nova unidade em outra região visando facilitar a logística de exportação e consequente redução de preços dos produtos vendidos. Também na entrevista com o responsável do setor internacional, onde o mesmo relata que no ano de 1998 aconteceu por acaso uma venda internacional para a Venezuela. O caso pode ser utilizado em cursos de graduação e pós-graduação – stricto e lato sensu. Pode ser utilizado, também, em workshops de discussões sobre as dificuldades e soluções encontradas por empresas brasileiras em seu processo de internacionalização.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maicon da Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Administração. Especialista em MBA em Gestão Empreendedora de Negócios, MBA em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, Docência no Ensino Superior. Pós-Graduando em Docência no Ensino Técnico e Profissional, Tutoria em Educação a Distância. Graduado em Administração (Bacharelado). Sócio Proprietário (Administrador) da Empresa Fácilserv Serviços Terceirizados Ltda. Administrador (Responsável Técnico) das Empresas Apolo Construtora Ltda, Seidel e Bergmann Ltda, RHCIDADE Soluções Humanas Ltda. Experiência no setor administrativo público e privado. Elaboração de projetos e captação de recursos do Governo Federal e Estadual. Contratação e Gerenciamento de Pessoal. Marketing Direto. Treinamento e Desenvolvimento de Profissionais. Assessoria de Imprensa.

Luis Carlos Alves da Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestrando em Administração na área de Gestão Estratégica de Marketing no PPGA da Universidade de Santa Cruz do Sul (2019). MBA Executivo em Gestão de Pessoas - Faculdade Unyleya (2017) Pós Graduação Docência no Ensino Técnico e Profissional - Instituto Interclasse (2018) Graduado em Administração pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto (2015), Gerente Regional - Grupo A Educação S\A - Matriz RS. Consultor pela Controler Assessoria Empresarial. Experiência em Gestão de Estoques, Implementação de Sistemas, Gestão Comercial, Gestão de Marketing. Professor voluntário do Projeto Pescar - Ministrava aulas da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Estoques, Gestão de Marketing. Professor do Centro de Educação Profissional Unisc (2019).  Bolsista do Programa BIPSS - Bolsas Institucionais para Programas de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul, RS, Edital 01/2019