Empreendedorismo rural Estudo das competências empreendedoras de produtores rurais de leite

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marisandra da Silva Casali
Mariana da Silva
Jessica Casali Turcato
Daniel Knebel Baggio
Maria Margarete Baccin Brizolla

Resumo

As dificuldades enfrentadas pelo setor agropecuário ao longo dos últimos anos refletem em uma readaptação dos produtores rurais. Nesse cenário, o empreendedorismo rural tem ganhado força e requer dos produtores um conjunto de competências para tornar as propriedades viáveis e otimizadas. Com isso, o objetivo deste estudo é analisar as competências empreendedoras dos produtores rurais de leite do Noroeste do Rio Grande do Sul tendo por base o modelo das competências empreendedoras de Lenzi (2008). Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, que utilizou como procedimentos técnicos a pesquisa de campo e como instrumento de coleta um questionário aplicado à 13 produtores. Os resultados demonstram que as 10 competências empreendedoras estão presentes nos produtores pesquisados, com destaque à exigência de qualidade e eficiência (EQE), persistência (PER) e comprometimento (COM), demonstrando que os produtores atuam como empreendedores rurais em suas propriedades. Entretanto, cabem ressalvas ao planejamento e monitoramento sistemático (PMS) e ao estabelecimento de metas (EDM) que não obtiveram resultados tão satisfatórios quanto as demais competências, para essas competências são feitas sugestões de aperfeiçoamento aos produtores.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marisandra da Silva Casali, UNIJUÍ

Mestre em Administração (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/PPGA). Professora do Departamento de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Comunicação (DACEC/UNIJUÍ). Ijuí/RS - Brasil. [email protected].

Mariana da Silva, UNIJUÍ

Bacharel em Administração (2018) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (DACEC/UNIJUÍ)

Jessica Casali Turcato, UNIJUÍ

Mestre em Desenvolvimento Regional (UNIJUÍ/PPGDR). Professora Substituta no Instituto Federal Farroupilha Campi Júlio de Castilhos, Eixo de Gestão e Negócios. Cruz Alta/RS – Brasil. [email protected]. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1982-6868.

Daniel Knebel Baggio, UNIJUÍ

Doutor e Mestre em Contabilidade e Finanças (Universidad de Zaragoza) - revalidado pela Universidade de São Paulo (USP) em Controladoria e Contabilidade. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (UNIJUI) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações da Universidade Regional Integrada (URI). Ijuí/RS – Brasil. [email protected]. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6167-2682.

Maria Margarete Baccin Brizolla, UNIJUÍ

Doutora em Ciências Contábeis e Administração (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, Brasil, 2016) e Mestre em Ciências Contábeis (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil, 2004). Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (UNIJUI). Ijuí/RS – Brasil. [email protected]. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5120-0729.