Do “chega!” ao “não aguento mais!": percepções sobre estresse de concluintes do curso de Administração de uma Universidade Federal l

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Diogo Barbosa Leite
Karina Nunes da Silva Santos
Bianca Assis Paim dos Santos
Fernanda Mendes Amorim
Wictória Eloa Gomes Pereira

Resumo

O estudo em questão tem como objetivo apresentar a percepção subjetiva de estresse e as influências na saúde ocasionadas pelo ambiente acadêmico em estudantes do curso de Administração de uma universidade federal. O referencial teórico baseou-se na discussão de temáticas relacionadas ao estresse, a qualidade de vida e aos fatores estressores presentes na vida acadêmica de alunos do ensino superior. A pesquisa tem natureza qualitativa, mediante a coleta de dados realizada a partir de 15 entrevistas semi-estruturadas com alunos do último ano do curso de Administração. A análise dos dados foi realizada a partir de análise de conteúdo, sendo complementada pelo processamento dos textos, referentes as falas transcritas, com o uso do programa Iramuteq. Como resultados, a pesquisa revelou que os entrevistados apontam a vida acadêmica como sendo a responsável pela ocorrência de problemas físicos e psicológicos, além de relacionar alguns pontos críticos vivenciados ao final do curso. Entretanto, também reconhecem estímulos positivos e enaltecem as experiências vivenciadas e os sentimentos positivos relacionados a escolha da Administração.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Diogo Barbosa Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso, pós-graduação em Marketing e Vendas pela Universidade de Cuiabá e mestrado em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Mato Grosso. É administrador com registro ativo no Conselho Regional de Administração de Mato Grosso. Tem experiência em projetos de Planejamento e Inteligência de Mercado, Estudos Prospectivos de Mercado e Modelagem de Negócios. Foi Professor Colaborador da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso - FACC/UFMT e Professor da Universidade Aberta do Brasil-UAB/UFMT. É Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Classe D1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT. É vice-líder do Grupo de Pesquisa REPAI - Rede de Estudos e Pesquisa em Administração e Inovação, certificado pelo IFMT. 

Karina Nunes da Silva Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019), atuando principalmente nos seguintes temas: corrupção, gestão, processos, avaliação e governo eletrônico. Vencedora dos Prêmios Belmiro Siqueira 2017 e 2018, em 1º lugar, ficando em 3º lugar no ano de 2016. Atuou como pesquisadora bolsista na UFMT e instrutora no SENAI-MT.

Bianca Assis Paim dos Santos

Administradora pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Fernanda Mendes Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso

Administradora pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Wictória Eloa Gomes Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso e atualmente cursa especialização em Secretariado Executivo e em Gestão de Relações Internacionais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR. Realizou o curso de Técnica em Secretariado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Ocupa o cargo de Técnica em Secretariado na Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT, na área de Parcerias e Mobilidade Internacional.