A predominância feminina na gestão: o caso de uma instituição privada de ensino superior

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carla Avellar Cerqueira
Marcia Cristina Rodrigues Cova
Layara Pinheiro Fonseca
Jéssica de Andrade Cardozo

Resumo

A partir da primeira década do século XXI ocorreu uma grande expansão do número de instituições de ensino superior no Brasil. A busca pela competitividade inseriu a gestão feminina como uma possibilidade de gestão diferenciada nas organizações. Apesar destas constatações, este artigo mostra que ainda existem fatores impeditivos para que as organizações apresentem elevados percentuais de mulheres na gestão. Nesse sentido, surge a seguinte questão: quais as influências de se ter um elevado número de gestoras quando observamos sob o ponto de vista das interações laborais nas Instituições de Ensino Superior Privadas? Visando responder a essa questão o objetivo deste artigo será a análise das interações laborais que caracterizam a predominância feminina na gestão em uma instituição de ensino superior privada. Os procedimentos metodológicos se basearam na pesquisa qualitativa, a partir do estudo de caso realizado no Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com vinte gestoras desta IES. Para a análise de dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo e os resultados encontrados neste estudo destacam a importância da formação acadêmica feminina, suas redes de interações e as características da gestão feminina para o alcance de resultados diferenciados.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos